Propriedades rurais são beneficiadas com assistência técnica oferecida pelo Governo Estadual, por meio da Emater Rondônia

Porto Velho, RO - A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia foi uma das mais procuradas pela população da região de Vale do Guaporé, durante a passagem do Governo Itinerante naquela região. Produtores rurais levantaram demandas de fortalecimento da potencialidade agrícola local, e de intensificação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

O Governo Itinerante é uma estratégia do Governo do Estado para estreitar as demandas advindas da população, e levar a sua equipe para conhecer, de fato, se fazendo mais presente nos municípios. Para o governador Marcos Rocha, esta é uma forma eficiente de aproximação com os rondonienses.

“Através do Governo Itinerante nós conseguimos levar os nossos secretários, a nossa equipe, para verificar as necessidades de cada local e alinhar as ações municipalistas”, disse o governador Marcos Rocha.


Emater-RO foi uma das mais demandadas durante o Governo Itinerante

Na região do Vale do Guaporé, as atividades foram iniciadas pelo município de Costa Marques, onde o diretor presidente da Emater/RO, Luciano Brandão, com as equipes da Entidade Autárquica e da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri realizaram atendimento em coletivo, para ouvir os produtores locais.

“Com o Governo Itinerante o staf governamental está presente na base para atender às demandas”, disse o presidente, enfatizando que as propriedades rurais são beneficiadas com assistência técnica oferecida pelo Governo Estadual, por meio da Emater/RO.

Além de Costa Marques, que incluiu o distrito de São Domingos do Guaporé, o Governo Itinerante passou pelos municípios de São Francisco do Guaporé e Seringueiras, finalizando as atividades em São Miguel do Guaporé, com atendimento aos presidentes de Associações Rurais e de Colônia de Pescadores, que representaram mais de dez mil agricultores familiares daquela região.

A equipe itinerante realizou, ainda, visita à propriedade de Elias Domingos, em São Francisco do Guaporé e a um viveiro em Seringueiras, cujas atividades foram iniciadas pelo produtor Arley Verto, com orientação dos extensionistas da Emater/RO. “Hoje, esse produtor viveirista encontra-se credenciado, produzindo mudas de café, cacau e cítrus de forma agroecológica, com uso de lona de proteção de solo”, explicou Brandão.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia