Para o governador, Marcos Rocha, o sistema é uma importante ferramenta de prevenção que possibilita reduzir a incidência de crimes

Porto Velho, RO - Com a implantação dos módulos eletrônicos de segurança, espera-se a redução da violência e da criminalidade, fortalecendo a atuação das instituições de segurança pública, ampliando a presença do Estado em locais vulneráveis. Todo este investimento impactará na redução do tempo resposta no atendimento das ocorrências ao cidadão. Com a implantação dos totens população poderá interagir com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Inicialmente, o sistema foi instalado em Porto Velho e está sendo implantado nos municípios de Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal e Vilhena. Os operadores e atendentes localizados no Centro Integrado de Operações – CIOP, passaram por capacitação e já estão aptos a desempenhar as atribuições do sistema.

Para o governador, Marcos Rocha, o sistema é uma importante ferramenta de prevenção que possibilita reduzir a incidência de crimes. “O sistema é fundamental para garantir a segurança da população, pois nos permite monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, possibilitando assim, uma resposta rápida e eficiente por parte das autoridades competentes”, destacou.

Os serviços oferecidos pelo sistema são:

  • Monitoramento seguro;
  • Expansão das áreas de monitoramento das forças de segurança pública;
  • Possibilidade de interação entre a comunidade e as forças de segurança pública;
  • Aumento no índice de preservação a vida e do patrimônio;

Recursos alternativos podem ser utilizados para vigilância dos locais, como divulgação de campanhas públicas sobre temas de relevância através da emissão de alertas ou orientação à população.

Segundo o Capitão BM gerente de tecnologia da Sesdec, Alex Fernandes, o projeto tem por finalidade a utilização de recursos tecnológicos na expansão do monitoramento e a presença da Secretaria de Segurança em pontos estratégicos na cidade, reduzindo o tempo de resposta no atendimento ao cidadão e otimizando a atuação das forças de segurança.

Fonte: Rondôniagora