EUA proíbem a entrada de estrangeiros não vacinados no país

Porto Velho, RO - Novak Djokovic retirou-se formalmente da chave do torneio de Indian Wells, disseram os organizadores no último domingo (5), uma indicação de que o pedido do número um do mundo para uma isenção de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) para entrar nos Estados Unidos pode ter fracassado.

O sérvio, que é um dos atletas de maior destaque não vacinados contra o vírus, solicitou ao Governo dos EUA no mês passado uma permissão especial para participar dos eventos Masters de Indian Wells e Miami.

“O número um do mundo, Novak Djokovic, retirou-se do BNP Paribas Open 2023. Com sua desistência, Nikoloz Basilashvili entra na chave”, disseram os organizadores do torneio em um comunicado na noite de domingo.

Atualmente, os EUA proíbem a entrada de estrangeiros não vacinados no país, uma política que deve ser suspensa quando o Governo encerrar sua declaração de emergência para covid-19 em 11 de maio.

Djokovic não compete nos torneios consecutivos do ATP Masters em Indian Wells e Miami, dois dos maiores torneios do calendário da ATP e conhecidos como “Sunshine Double”, desde 2019.

Ninguém da equipe de Djokovic estava imediatamente disponível para comentar a desistência.

Na última sexta-feira (3), os senadores da Flórida Rick Scott e Marco Rubio escreveram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instando-o a conceder liberação ao tenista.

O diretor do torneio de Indian Wells, Tommy Haas, a Associação de Tênis dos Estados Unidos e o US Open estavam entre os que também esperavam que o 22 vezes campeão de Grand Slams pudesse entrar no país.

Fonte: Rory Carroll - Los Angeles (EUA)