Oficina abordou qualidade da avaliação dos pacientes e laudos emitidos nas Unidades do SUS

Porto Velho, RO - Mais de 50 servidores entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais foram capacitados, durante a 1ª Oficina de Prescrição de Meios Auxiliares de Locomoção por meio do Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero, juntamente ao Centro de Educação Técnico-Profissional em Saúde – Cetas.

A oficina abordou a qualidade da avaliação dos pacientes e laudos emitidos nas Unidades do Sistema Único de Saúde. Foram discutidos casos clínicos rotineiros dos serviços de saúde, elencando a escolha do melhor tipo de tecnologia auxiliar da locomoção. O fisioterapeuta regulador de laudos, Rodrigo Campos falou sobre a sua participação na oficina.

“Os serviços às pessoas com deficiência devem ter atenção especializada da fisioterapia e da terapia ocupacional, oportunizando fácil acesso dos profissionais aos laudos para aquisição dos meios auxiliares de locomoção e este tema foi enfatizado aqui”, explicou.

O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau tem como objetivo, aumentar a qualidade do serviço prestado às pessoas com deficiência.

Segundo o governador Marcos Rocha, o Estado tem capacitado os profissionais e investido em equipamentos que proporcionem uma melhor qualidade de vida das pessoas que necessitam de tratamento no Centro de Reabilitação de Rondônia. “Em 2022, o Cero retornou com os atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional e foram entregues 3.602 meios auxiliares de locomoção, como andadores, bengalas, cadeiras de banho, cadeiras de rodas e muletas para ajudar na qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou.

CAPACITAÇÃO

A fisioterapeuta do Hospital de Retaguarda de Rondônia, Amanda Gerhardt, participante do evento, relatou que “a oficina nos ajudou a compreender mais as diferenças sobre os dispositivos de locomoção para adultos e crianças, abordamos na prática os casos clínicos, para identificar o melhor aparelho para cada paciente. É uma experiência que agrega ainda mais no nosso meio profissional”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha destacou como esta capacitação entre os profissionais é benéfica à população. “O foco é oferecer um atendimento especializado, gerando resultados. Qualificar nossos profissionais é o primeiro passo para melhorar ainda mais a saúde do Estado”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Governo de Rondônia