Curso foi aplicado pela Divisão de Acompanhamento da Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho (Diast)

Porto Velho, RO - Servidores da Prefeitura de Porto Velho que farão parte das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) nos órgãos da gestão municipal concluíram no final de semana o treinamento para atuarem como membros na função de cipeiros. O curso contou com a participação de 25 trabalhadores.

“Trata-se de treinamento específico dos servidores que irão compor as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, no intuito de formar e capacitar todos os membros eleitos e indicados a exercerem a função de cipeiros, conforme a Norma Regulamentadora N5”, explicou o secretário Alexey Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Entre os temas aplicados estão: o estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo; legislação trabalhista e previdenciária sobre segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; noções de primeiros socorros; infecções sexualmente transmissíveis (IST) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

O grupo também recebeu instruções sobre organização da Cipa e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão; prevenção e combate a incêndio; inspeção de segurança e estudo das normas regulamentadoras NR-01, NR-06, NR-07, NR-18 e NR-32.

De acordo com Alexey Oliveira, “os treinamentos acontecem sempre que Cipas são instaladas nas unidades laborais do município”.

Ao todo, participaram 14 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oito da Secretaria Municipal de Obras (Semob), dois da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e um servidor da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).

O treinamento foi ministrado por técnicos de Segurança no Trabalho da Divisão de Acompanhamento da Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho (Diast), que é ligada à Semad.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)