Inicialmente, o projeto vai atender alunos do 6º ao 9º da zona rural de Ji-Paraná

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para a inserção da robótica educacional como ferramenta no processo de aprendizagem nas escolas municipais. Inicialmente, o projeto vai atender alunos do 6º ao 9º ano da zona rural. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres de Pontes é a primeira a ser contemplada.

O ensino de programação com robótica educacional (LEGO) para alunos é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto começou, em 2015, no Campus Ifro de Ji-Paraná, sendo o pioneiro do estado de Rondônia. É a primeira vez que as atividades serão aplicadas fora do instituto.

Cada turma de até 40 alunos das escolas terão 20 horas de formação. Com a metodologia sobre lógica e linguagens de programação da montagem e robôs LEGO para atividades autônomas.

Os monitores que compartilharão conhecimento com as crianças são alunos do instituto que estão concluindo a formação e especializados como professores da área. Na reunião do projeto, quatro dos principais robôs foram apresentados na Semed. Eles são denominados como montador de cubo, seguidores de linha e robô Neymar.

"Eu acho incrível essa parceria, porque a robótica é essencial nos dias de hoje. A linguagem de programação e a lógica, que é o que a gente ensina, é necessária para que você tenha entendimento do mundo ao seu redor. Então, tenho certeza que esse conhecimento vai gerar muitas oportunidades aos alunos das escolas do município", afirmou Martin Rodrigues, aluno monitor do Ifro.

A Semed vai ofertar o transporte para os alunos do instituto irem até as escolas rurais. Os laboratórios de informática de cada centro de ensino também serão usados durante as aulas. Em campo, o trabalho será realizado de forma gradativa e o objetivo é que, futuramente, o projeto atenda todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME).

"A ideia é que os alunos despertem a vontade pela área de tecnologia da informação. O projeto inicia agora em março e segue até dezembro. Estamos animados e pretendemos atender todas as escolas de Ji-Paraná", ressaltou Jackson Henrique, professor de Informática do instituto.

A tecnologia em sala de aula já faz parte das escolas do município. O Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil) investiu cerca de R$ 50 milhões em equipamentos de alta tecnologia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em dois anos. Todas as escolas municipais receberam lousas digitais, kits de laboratório móvel de Ciências, notebooks para os professores e câmeras de segurança.

"O nosso prefeito tem esse olhar tecnológico, e estamos preparando a Educação de Ji-Paraná para o Século 21, com inovação, tecnologia e conhecimento. Essa parceria com o Instituto Federal de Rondônia vai gerar um resultado muito bom e quem ganha são os nossos alunos", declarou Ana Maria Santos Vizeli, secretária da Semed.

No encontro, também foram abordados outros projetos de parceria, assim como a instalação do painel de indicadores que será usado dentro da Semed. A informatização escolar servirá para o lançamento de dados em rede e a capacitação para os professores do uso de laboratórios de ciência por meio de estagiários.

Fonte: Portal SGC