Organização Criminosa se usava madeireiras criadas em nome de "laranjas"

Porto Velho, RO - Policiais Federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária durante a Operação Testa de Ferro, contra crimes ambientais, na manhã desta terça-feira (14). Os mandados foram cumpridos em Espigão do Oeste (RO), Vilhena (RO), Cuiabá (MT) e Juína (MT). Além disso, dois cartórios são suspeitos de terem auxiliado na prática das fraudes.

Os mandados foram expedidos pela Vara Única de Aripuanã (MT). Segundo a PF (Polícia Federal) o objetivo da ação é desarticular grupo criminoso especializado na prática de crimes ambientais. Os crimes eram praticados através de madeireiras colocadas em nome de "laranjas", que protegiam os reais proprietários do empreendimento criminoso.

As investigações apontaram que a madeireira foi colocada em nome de interpostas pessoas, bem como de pessoas aparentemente inexistentes, mediante a falsificação de assinaturas. Contas bancárias de "laranjas" também eram utilizadas para movimentar valores ligados à madeireira.

Através de representação da Polícia Federal foi determinado judicialmente a suspensão cautelar das atividades da madeireira, bem como o sequestro de todos os bens ligados a ela. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de capitais e falsificação de documento público.

O nome da operação faz referência às interpostas pessoas utilizadas pelos reais proprietários da madeireira para se blindarem de responsabilizações criminais e administrativas pelos crimes ambientais praticados.

Fonte: Portal SGC