Dos 13 departamentos que compõem a Semusa, oito são chefiados por mulheres

Porto Velho, RO - Dedicação, zelo e compromisso marcam o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em Porto Velho. Fundamental para a prestação de serviços gratuitos de saúde à população, a pasta é composta por mais de 4 mil servidores, sendo 70% do sexo feminino. Como é o caso de Aldenora Viana, servidora da casa há mais de 40 anos, e que compartilha orgulhosamente sua trajetória.

“Entrei na Semusa aos 25 anos por incentivo do meu pai, que já trabalhava no município. De dez filhos, cinco são servidores. Hoje somos maioria mulheres, mas naquela época não. As mulheres ficavam perdidas no meio dos homens. Eles iam na frente, ganhavam mais e nós éramos acuadas”, conta a assistente administrativo.

Em Porto Velho, a participação feminina na saúde municipal é fomentada inicialmente pela gestão da pasta, que é liderada por duas mulheres. Além disso, dos 13 departamentos que compõem a secretaria, oito são chefiados por mulheres. São eles: Assessoria Técnica, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Assistência Farmacêutica, Departamento de Vigilância em Saúde, Departamento de Média e Alta Complexidade, Departamento de Planejamento e Gestão, Departamento de Gestão de Pessoas e Departamento de Almoxarifado e Patrimônio.

“As mulheres são gerentes por natureza, pois realizam inúmeras atividades ao mesmo tempo, estudam, resolvem a vida profissional, se ocupam com a família, casa. Precisamos cada dia mais louvá-las pela sua capacidade de gerir, agradecer e cumprimentar, especialmente, as trabalhadoras da área da saúde pelo desempenho e dedicação”, ressaltou Eliana Pasini, secretária municipal de saúde.

Marilene Penati, secretária adjunta da Semusa

Marilene Penati, secretária-adjunta da Semusa, explica que as mulheres desenvolvem um papel relevante dentro da instituição e a sensibilidade é primordial para lidar com a área.

“Temos mais capacidade de empatia, de sentir a necessidade dos outros. Nós lidamos com vida, saúde e doenças e é preciso haver um comprometimento e uma doação muito maior. Eu entendo que as mulheres, principalmente dentro da Semusa, têm comprometimento, doação e se sentem pertencentes por conduzir uma pasta tão importante e necessária para toda a população”, ressaltou.

Embora elas sejam maioria presentes na instituição, o mesmo cenário não é frequente em todos os locais. Para a secretária municipal de saúde Eliana Pasini essa é uma realidade que deve ser mudada.

“Hoje a maior parte dos trabalhadores da saúde são mulheres, mas, de forma geral, não são as mulheres que lideram os cargos de chefia. A gente ainda vê no Sistema Único de Saúde (SUS) mesas ocupadas por muitos homens e apenas uma mulher. Se nós mulheres somos maioria dos trabalhadores, também devemos ser maioria na ocupação dos cargos”, frisou.

“A mulher é importante onde quer que ela esteja, e ela está dia após dia sendo mais empoderada. Nós somos quase três mil mulheres aqui dentro, isso significa que o poder está nas mãos de nós mulheres, e é muito importante que a gente sinta esse empoderamento e assuma o nosso compromisso, a nossa capacidade de gerir e de fazer mais e melhor”, finalizou Marilene Penati.

Neste 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde parabeniza cada uma das 2.928 servidoras que contribuem todos os dias para o cuidado com a saúde e bem-estar de todos os portovelhenses.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)