O DIA NA HISTÓRIA     

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

17.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

17 – 1914 – Pelo decreto 1.063 do Estado do Amazonas, ficam definidos os limites do Termo Judiciário de Porto Velho (12)

17 – 1976 – Veículos acima de 4 toneladas está proibido de trafegar na rodovia BR-3129, para poder preservar o asfalto (Ass. Do DNER)

17 - 1987 – Funcionários estaduais anunciaram greve geral dois dias depois da posse do governador Jerônimo Santana, o primeiro eleito de Rondônia (AM)

COMEMORA-SE

 Dia Internacional da Marinha, Dia do Agente Funerário, Dia Mundial do Sono, 

Católicos celebram São Patrício, São João Sarkander, Santa Gertrudes de Nivelles.

BRASIL

1855 – Criação da cidade de Aracaju, capital de Sergipe. 2001 – Nasce Vitória, a 1ª bezerra brasileira clonada. 

2014 — Deflagrada pela Polícia Federal, a Operação Lava Jato, um escândalo de corrupção na Petrobras.  

2016 - O ex-presidente Lula toma posse como ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma, mas uma liminar suspende a nomeação. 

MUNDO

1865 — Fundação em Paris da União Internacional de Telégrafos (mais tarde União Internacional de Telecomunicações). 

1905 — Albert Einstein envia à revista Analen der Physik o primeiro de seus revolucionários artigos sobre Física.

FOTO DO DIA

E NA ASSEMBLEIA

Na primeira legislatura da Assembleia Legislativa de Rondônia (1983/87), poucos dos eleitos tinham alguma experiência legislativa. Um deles era  Zuca Marcolino, ex-prefeito de Mirante de Paranapanema (SP).

Zuca, eleito pela região de Presidente Médici/Ji-Paraná, era uma figura de tiradas folclóricas, como sua autodefinição: “Sou homem desde menino”, ou sobre o vocábulo “corrupto” durante entrevista quando decidiu lançar-se candidato a governador em 1986.

“Corrupto é palavra científica que intelectual inventou para justificar ladrão”. 

Zuca tinha uma diferença com Paulo Maluf. Em 1983 quando a Assembleia promulgou a Constituição do Estado, um dos convidados era o pré-candidato a presidente da República Paulo Maluf no PDS.

O presidente regional do PDS, Dezival Ribeiro dos Reis, saiu apresentando Maluf para os que estavam ali.

Na vez de Zuca, Dezival fez a apresentação, Maluf estendeu a mão. Zuca (foto) olhou para o visitante e soltou a bomba: “Não aperto a mão de corrupto” e virou para o outro lado.

Olimpicamente, enquanto Dezival dava um sorriso amarelo, Paulo Maluf continuou em frente, como se nada tivesse acontecido.