O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

13.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1912 – Criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto

Dia 13 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”. 

1919 – A única seção eleitoral de Porto Velho, na eleição de abril para presidente da República, funcionará na sede da prefeitura, conforme o juiz Joaquim Oliveira.

1947 – Logo após ser diplomado deputado federal do Território do Guaporé, o capitão Aluízio Ferreira dedicou seu trabalho na região ao general Rondon.

1984 – Mais de 1 mil fiéis, além do bispo D. João Batista Costa (emérito) e D. José Martins (arcebispo), na missa do jubileu de prata do padre Mário Castagna, à frente da paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

COMEMORA-SE

Dia do Conservacionismo

Católicos celebram São Sabino do Egito, Santa Cristina da Pérsia, São Leandro de Sevilha, São Rodrigo.

BRASIL

1823 – Em Jenipapo (PE), ocorre batalha decisiva para a independência do Brasil, contra os portugueses. 

1830 – Nasce Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro””, líder da revolta de Canudos. 

1964 – No “Comício da Central do Brasil”, ou “Das Reformas” o presidente João Goulart defende propostas das esquerdas, o que levou ao Movimento de Março de 1964. 

2016 – Começam as manifestações do “fora Dilma”.

MUNDO

1997 - As Missionárias da Caridade da Índia escolhem a Irmã Nirmala para suceder Madre Teresa de Calcutá como sua líder. 

2013 – O argentino Jorge Mário Bergoglio é eleito como o 266º papa, o chefe da Igreja Católica.

FOTO DO DIA

Padre Mário Castagna, religioso salesiano e educador, durante quase 30 anos foi ao mesmo tempo pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima e educador de muitos jovens no Bairro do Areal. 

Logo após sua chegada fundou uma escola para atender crianças, construída toda em palha, depois uma de formação profissional. Segundo o jornalista e poeta Adaídes – Dadá – dos Santos, padre Mário era muito reverenciado pela sociedade portovelhense, por seu trabalho socioeducativo à frente da paróquia. 

Outro jornalista, o turismólogo Ivo Feitosa lembra: “No ano de 1960, Pe. Mário criou a Escola “D. João Batista Costa”, sendo o responsável pela construção do novo Santuário de Fátima. Em 1968 lançou a pedra fundamental, obra concluída em 1973.

Padre Mário Castagna faleceu em 1987 e seu corpo foi sepultado na cripta do santuário.