O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

6.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1936 – O capitão Aluízio Ferreira, diretor-geral da ferrovia Madeira-Mamoré cobra, em palestra na “Sociedade dos Amigos de Alberto Torres” (RJ), a construção de uma rodovia de Porto Velho a Cuiabá, MT. No ano seguinte, com recursos do governo federal, a obra foi iniciada.

1969 – Iniciada a construção da 1ª ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, unindo os dois lados as BR-364.

1982 – Rejeitado por desportistas e políticos, o Governo vai manter o nome de Cláudio Coutinho como patrono do novo ginásio de esportes em Porto Velho.

1985 – O governador Jorge Teixeira deve continuar no cargo, mas precisa melhorar seu relacionamento com políticos, segundo o deputado José Bianco. 

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Optometrista. 

Católicos lembram Santa Rosa de Viterbo.

BRASIL

1817 – Começa a Revolução Pernambucana, tida como 1ª manifestação pela Independência. 

1855 — Em Macaé, RJ, enforcado Manuel da Mota Coqueiro, último condenado à morte que teve a pena executada no Brasil.

MUNDO

1475 —Nasce Michelangelo Buanorroti (m. 1564), cuja obra mais fam osa foi a pintura do teto da Capela Sistina (Vaticano). 

1869 – É inventada a primeira tabela periódica. 

1899 — A Bayer registra a “Aspirina” como propriedade industrial.

FOTO DO DIA

DEU “ALEFANTE”

Quando cheguei aqui para ficar pouco tempo todas as manhãs ia ao Café Cantos escutar histórias, ou estórias, contadas pelos antigos. 

Uma foi a do jogo do bicho, feito na banca do dono de um bar (chamavam de “cliper”) do “João Barril” na Avenida Sete de Setembro.

Sem ter como pegar o resultado do “bicho” nas bancas cariocas, ele  inventara um modo simples: todas as manhãs colocava o nome de um dos 25 bichos numa garrafa e a hasteava numa vara.

O resultado era no fim da tarde. Os mais afoitos tentavam subornar o funcionário do boteco mas ele dizia não saber. Uma manhã segredou “É um bicho da letra “A”, e aí ganhou muitas gorjetas, as apostas bombaram: Águia ou Avestruz?.

Fim da tarde, a turma tomando cervejas por conta da aposta, “João Barril” desce a garrafa. Em voz alta lê: “Deu Alefante”.

OBS: Contado pelos advogados Fouad Darwich (foto), Rochilmer Rocha e o jornalista Euro Tourinho. Um cidadão, dizendo ser neto de “João Barril” negou que seu avô fizesse jogo-do-bicho.