O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

4.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1923 – A prefeitura de Porto Velho manda publicar a biografia do jurista Ruy Barbosa, falecido dia 1, e decreta 3 dias de luto.

1956 – O “Aeroclube do Guaporé” abre inscrições ao curso básico de pilotagem, a se iniciar dia 15.

1983 – Pelo decreto-lei municipal 860 fica criada a Bandeira de Guajará-Mirim. 

1989 – O governador Jerônimo Santana admite: há uma luta interna do secretariado, de olho em apoio para candidaturas em 1990.

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Obesidade.

Católicos lembram São Casimiro da Lituânia, São Lúcio de Cirenia.

BRASIL

1974 – O presidente Emílio Médici inaugura a Ponte Rio-Niterói, com 12,9 KM sobre o mar, entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. 

2003 – Morre Celly Campello, primeira cantora brasileira a apresentar músicas do  rock and roll, (n. 1942).

MUNDO

1925 – A canção “Parabéns a você” é publicada por Cleiton Sami. 

1950 – Estreia nos EUA o longa-metragem “Cinderella”, de Walt Disney. 

1952 – O escritor Ernest Hemingway (EUA) conclui seu clássico “O Velho e o Mar”. 

1985 - Para combater a epidemia de aids, a partir desta data todas as doações de sangue nos EUA deverão passar por exame antes da transfusão. 

FOTO DO DIA

MANCHETES DE JORNAIS

Escolher a manchete principal de um jornal impresso normalmente não era coisa de um só. Havia quem dava a última palavra, mas podia ser sugestão de qualquer um da redação. Há outras que acabavam confundindo o leitor, e nesse caso não só entre nós aqui. 

Há as “gozativas”, ou que causam dificuldades de entendimento, como no site Uol em maio de 2014: “Avião bate em anta e faz pouso de emergência”. Cá entre nós, que não é o boteco que frequento quando vou a Manaus, mas o G1 rondoniense noticiou “A ponte sobre o Rio Madeira que liga os estados de Rondônia e Amazonas...” O redator deve ter faltado aula de Geografia, porque a ponte liga um e outro lados de Porto Velho mesmo.

Em A Tribuna, aí por volta de 1976, a manchete principal foi “Cão prende o diabo na porta do céu”. Tudo porque o delegado Cão prendeu um camarada apelidado “diabo”, na entrada de um bar chamado “Céu”.

Há manchetes principais, com a seguir, fruto de todos da redação, mas quem deu o recorte final foi o Leivinha: “Rondônia perde seu maior historiador – o Alto Madeira deixa de circular”. Jornal que circulou durante mais de século, em sua última edição (1º de outubro de 2017)