Uso de EPI traz segurança para o trabalhador em sua atividade laboral

Porto Velho, RO - Na semana de realização do Encontro para capacitação e integração de técnicos administrativos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, empregados que atuam no Centro de Treinamento em Ouro Preto do Oeste, receberam novos kits de equipamentos de proteção individual.

Na oportunidade foi ressaltada a importância de cada empregado fazer o uso de seu equipamento, evitando assim, contaminações e doenças nas atividades que ocupam. Ao todo foram entregues 40 kits, trazendo mais segurança e conforto aos empregados.

Os EPI são equipamentos necessários contra possíveis riscos que ameaçam a saúde ou a segurança do trabalhador, durante a prática de sua atividade laboral. A NR-6, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, a qual aborda a utilização de EPI, garante a gratuidade dos equipamentos de acordo com o risco de cada atividade, e determina que o empregado seja responsável pela utilização de forma correta e manutenção de seu equipamento.

Segundo a gerente de bem-estar social da Emater/RO, Tania Regina Martins dos Santos, o objetivo da renovação dos equipamentos é manter a segurança dos profissionais que atuam nas atividades do Centrer em atividades, como os cozinheiros, que manipulam alimentos e necessitam garantir a higiene na manipulação e a segurança junto ao fogo, às máquinas e equipamentos que utilizam, por exemplo.

Emater/RO distribuiu 40 kits de segurança

Foram entregues, também, para os técnicos práticos rurais, que trabalham na implantação, manejo e condução das atividades agropecuárias no campo, no Centrer, trabalhadores que atuam dentro da usina de nitrogênio, e para o pessoal de apoio e serviços gerais, que são os responsáveis pela limpeza e higienização das dependências do centro de treinamento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “as medidas de segurança àqueles que trabalham com atividades de risco laborais são importantes e nós queremos que cada trabalhador se sinta seguro, seja para manusear máquinas e equipamentos, seja para manipular alimentos, garantindo assim, mais segurança”, disse.

Ao todo foram entregues 40 kits de segurança, entre equipamentos como: botas, óculos, luvas, luvas de malha de aço, avental de raspa, peneira de raspa, mangote de raspa, kit de proteção contra agentes químicos, blusão térmico e bota de bico de aço; visando a eliminação dos riscos ocupacionais.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia