Quando fui designada para ocupar o cargo de secretária executiva, muitas colegas vieram me parabenizar por estarem orgulhosas pela minha conquista e por uma mulher estar aqui

Porto Velho, RO - Desempenhando o papel essencial de cuidado, mulheres são a grande força de trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Atualmente a pasta conta com mais de 6 mil servidoras que ocupam diversos cargos de nível superior, médio e fundamental.

Michelle Dutra, secretária executiva da Sesau, aborda temáticas de desafios e notabilidade no meio profissional. “Na saúde somos a grande força de trabalho e prestação de serviços para a sociedade. O dia da mulher é uma data reflexiva, o preconceito ainda atinge nosso gênero, profissionalmente ainda sofremos com a desigualdade, mas com dedicação estamos ocupando mais espaços em diversas áreas”, relata.

Dutra é contadora, e conta que seu ambiente profissional é ocupado por maioria masculina: “Para mim, é uma satisfação enorme poder fazer parte dessa representatividade no meio profissional, e trabalho para ser um exemplo para minha filha e amigas.

Quando fui designada para ocupar o cargo de secretária executiva, muitas colegas vieram me parabenizar por estarem orgulhosas pela minha conquista e por uma mulher estar aqui”, destaca a gestora que é responsável pelo financeiro e orçamentário do Fundo Estadual de Saúde.

MULHERES NA SAÚDE

Atualmente a Secretaria de Estado da Saúde conta em média com 606 médicas, 845 enfermeiras, 214 fisioterapeutas, 52 fonoaudiólogas, 10 biólogas, 75 biomédicas, 104 farmacêuticas, 102 nutricionistas, 2 odontólogas, 101 assistentes sociais, 11 terapeutas ocupacionais, 2.607 técnicas de enfermagem, 459 técnicas especializadas, 35 chefes, 12 gerentes, 499 área administrativa, 9 assistentes, 1.066 auxiliares, 12 oficiais de manutenção, 10 agentes de serviços e 63 assessoras.

Atualmente em média 6.958 mulheres e 2.957 homens atuam na saúde, isso mostra que a 135% do ambiente hospitalar é composto pelo sexo feminino, segundo resultados da Sesau. Nas equipes de enfermagem, 85% da força de trabalho é ocupada por profissionais mulheres, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

A enfermeira Aline Brito, que atua no Hospital Regional de Extrema conta sobre os desafios enfrentados para desempenhar o papel profissional, “nós mulheres enfrentamos jornada dupla quando nos desafiamos profissionalmente, sou enfermeira há 8 anos e mãe há 3, tenho uma rede de apoio familiar para que eu possa sair para trabalhar e cuidar dos pacientes para que eles também voltem com uma nova perspectiva de vida para seus lares”, destaca.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 08 de março desde 1975 no Brasil, e celebra a luta pela igualdade de gênero, combate a violência e machismo.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “A mulher representa força, e o Estado tem atuado com projetos de proteção e garantia dos direitos femininos para que a cada dia as Rondonienses se sintam mais seguras, cuidadas e respeitadas”, enfatiza.


Texto: Daiane Brito e Lara Lívia
Fotos: Breno Villar e Arthur Gusmão