O curso de Estética reúne muitos casos de sucesso no empreendedorismo feminino

Porto Velho, RO - Um dos princípios do projeto pedagógico do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, é fomentar a cultura empreendedora.

Nesse sentido, o empreendedorismo feminino vem sendo incentivado em áreas como estética, artesanato, manicure e pedicure, além de outros setores, cujas vagas são ocupadas, majoritariamente, por homens.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha pontuou que, a geração de emprego e renda está entre as prioridades da gestão Estadual. Desta forma, a qualificação da mão de obra das mulheres constitui-se uma importante estratégia para que a mesma, além de assegurar a autonomia financeira, ajude no orçamento familiar.

“A exemplo da inserção do cidadão no mercado de trabalho, Rondônia é o Estado brasileiro com a menor taxa de desemprego do País, conforme a nova Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua”, destacou Marcos Rocha.

A diretora pedagógica da Etec – Escola Técnica Estadual do Idep, Sylvana Ventura ressaltou que estão sendo registrados muitos com experiência de sucesso, de egressos da instituição de ensino profissionalizante, no que tange à abertura de novos negócios.

“Muitos ex-alunos estão empreendendo, e neste universo de realizações, contamos com várias mulheres empreendedoras, que resolveram empreender depois do aprendizado em nossas aulas”, comemorou a gestora escolar.

Sylvana Ventura citou como exemplo, o empreendimento de duas as ex-alunas do Curso Técnico em Eventos, Dayse Lucyd Rodrigues do Carmo e Mônica Cristina Oliveira Andrade, que se formaram em dezembro. Elas acabam de abrir uma empresa voltada aos setores de evento e turismo. Ambas optaram pelo setor turístico para empreender, pois Dayse é guia de turismo.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia