Servidores vivenciaram situações reais que podem ocorrer durante o serviço

Porto Velho, RO - Buscando contribuir ainda mais com a segurança de pacientes e servidores, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu, no último fim de semana, o curso de capacitação em gestão de ambulância e transporte inter-hospitalar a motoristas da rede municipal.

Ao todo, 45 profissionais participaram da capacitação, entre servidores da saúde, de outras secretarias e de empresas parceiras como o Sesi Saúde e Gmed. O curso aconteceu durante dois dias e foi dividido em teoria e prática. No último dia, por exemplo, os condutores tiveram a oportunidade de aprender mais sobre direção preventiva.

“A ideia é que eles se coloquem no lugar dos pacientes e vivenciem as adversidades do dia a dia, como uma freada brusca, lombadas ou qualquer evento que possam causar desconforto aos pacientes em socorro”, explica Adenilson Amaral, coordenador adjunto do Núcleo de Educação Permanente (NEP), da UPA Leste.

A capacitação de condutores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se faz necessária, devido à chegada de novas ambulâncias, conforme explica Cristilane Delgado, coordenadora do NEP UPA Leste.


Cristilane Delgado, coordenadora do NEP UPA Leste

“Nossos condutores tiveram a oportunidade de vivenciar uma capacitação completa. Primeiro, eles passaram por uma parte teórica, com foco na legislação de trânsito e legislação referente às ambulâncias. Posteriormente, eles puderam ver isso na prática por meio de simulações. A repercussão disso, claro, é positiva tanto para os pacientes quanto para nossas próprias equipes”, acrescentou a coordenadora.

Heverton Correia Bastos, motorista de ambulância na UPA Leste, participou da capacitação. Para ele, atualizar os conhecimento é sempre importante na missão de transportar pacientes com segurança.

“Quem conduz ambulância não é somente motorista, ele é parte equipe e a vida da pessoa que está sendo transportada também depende dele. Além disso, esse curso nos fortaleceu física e emocionalmente para o cumprimento do nosso dever com excelência”.

Além dos condutores, o município também estendeu convites a bombeiros militares e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já a capacitação contou com parceiros e apoiadores como o Serviço Social da Indústria (Sesi), instrutores de educação de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO).













Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)