Propostas serão apresentadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde

Porto Velho, RO - Servidores da saúde e representantes da população da zona Leste de Porto Velho participaram, na tarde de quinta-feira (2), da Pré-Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim, no bairro Tancredo Neves, mesmo setor da cidade.

“O intuito é trazer a população, juntamente aos servidores, para sabermos a nossa realidade da saúde na zona Leste, e com isso, fazer com que eles tragam propostas para a saúde, visando a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta região”, comentou a diretora da unidade, Rafaela Castiel.

Ela acrescentou que o evento é importante porque trata diretamente das dificuldades dos usuários do SUS quanto ao acesso aos serviços. Todas as demandas pontuadas serão apresentadas posteriormente nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional, o que certamente vai contribuir para melhorias nos atendimentos. “Estamos muito felizes com a colaboração dos servidores e da população”, completou.

SERVIDORES


A enfermeira Thaís Caroline considerou positivo ouvir servidores e comunidade

Servidora da USF do bairro Socialista, a enfermeira Thaís Caroline disse que a pré-conferência foi muito importante pelo fato de ouvir os dois lados, tanto servidores quanto representantes da comunidade usuária do SUS.

“Essa pré-conferência é para que todos entendam a situação e levem isso para a conferência estadual, para que a gente consiga abranger e facilitar cada vez mais o acesso às consultas, exames e medicações, entre outros serviços do SUS”, afirmou.

Integrante do Programa de Saúde da Família do bairro JK II, Irilene Maria Machado, também destacou a importância da comunidade se unir com os servidores para debater as questões de saúde na zona Leste e em todas as regiões do município.

“A população sabe onde acontecem os problemas, o que precisa para melhorar e qual a solução. Esta conferência vem para agregar, pontuar os problemas, mas também tentar resolver, direcionar o que poderá ser feito, com a população debatendo a realidade”, declarou Irlene Maria.

MORADORES


Profissionais de saúde defendem que a população sabe o que precisa melhorar

Representantes dos bairros JK, Socialista, Tancredo Neves, Mariana, Ulysses Guimarães, São Francisco, Três Marias e residencial Orgulho do Madeira atenderam ao convite e participaram da pré-conferência na USF Hamilton Gondim. Eles pontuaram várias demandas a serem apresentadas nas conferências posteriormente.

“A população é a voz do povo e a gente precisa deles para adequar os serviços de saúde, já que eles sabem o que precisa ser melhorado”, frisou Rafaela Castiel.

PREPARATIVOS

As pré-conferências estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), desde o dia 23 de fevereiro deste ano. Elas fazem parte dos preparativos para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 30 e 31 de março, no auditório da Faculdade São Lucas Campus II, na capital rondoniense.

Confira abaixo a programação geral das pré-conferências:

Zona Rural

6 de março
Rio das Garças - Clube do Balneário
Horário: 8h

6 de março
Palmares - Posto de Saúde
Horário: 14h

7 de março
Novo Engenho - Unidade de Saúde
Horário: 8h

7 de março
Santa Rita - Unidade de Saúde
Horário: 8h30

8 de março
Maria Camelo - Unidade de Saúde
Horário: 8h

10 de março
Agrovila Nova Aliança - Residência da Dona Zeca
Horário: 9h

Baixo Madeira

9 de março
São Carlos - EMEF Henrique Dias
Horário: 8h

9 de março
Cujubim - USF José Gomes
Horário: 14h

10 de março
Calama - USF Benjamim Silva
Horário: 8h

10 de março
Nazaré - USF Maria Nobre da Silva
Horário: 14h

Porto Velho

Zona Leste I
7 de março
EEEFM Juscelino Kubitschek
Horário: 8h

Zona Norte
6 de março
Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - CREMERO
Horário: 8h


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)