Porto Velho era uma das últimas capitais do Brasil sem solução adequada para o lixo doméstico

Porto Velho, RO -
Na manhã da última sexta-feira (3), o Ecoparque Porto Velho recebeu a visita de representantes das transportadoras de resíduos sólidos para um café da manhã e um bate-papo sobre o empreendimento.

O objetivo deste encontro foi apresentar o Ecoparque, bem como reafirmar informações sobre a legislação que rege a gestão de resíduos em Porto Velho. Orientando sobre a destinação final ambientalmente correta que é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos Brasileira (PNRS), por meio da Lei n° 12.305/2010 e do município, conforme determina o art. 26 do Decreto n° 15603, que proíbe a coleta pública em empreendimentos que gerem quantidade superior a 200 litros/dia de resíduo, devendo os mesmos arcarem com o custo de coleta, transporte e destinação de seus resíduos.

Após o bate-papo, os empresários foram conduzidos a conhecer as dependências do empreendimento.

SOBRE O ECOPARQUE

Porto Velho era uma das últimas capitais do Brasil sem solução adequada para o lixo doméstico descartado por milhares de famílias. A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) foi instalada recentemente em um aterro sanitário privado.

O novo ativo tem a capacidade de receber inicialmente cerca de mil toneladas diárias de resíduos. Além do descarte ambientalmente correto, ao longo dos próximos anos, o ecoparque poderá implantar a exploração de biogás, energia e gás renovável, como o biometano, além da recuperação de recicláveis, geração de créditos de carbono, dentre outras atividades.

Esse é um passo significativo na redução do volume de resíduos, preservação do meio ambiente, com efeitos na qualidade de vida e saúde da população portovelhense.