Detran realiza monitoramento pedagógico em visitas técnicas aos Centros de Formação de Condutores

Porto Velho, RO - Garantido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – Contran nº 789 de 2020, que estabelece ações de acompanhamento, controle e avaliação das atividades e dos resultados dos Centros de Formação de Condutores – CFCs de forma sistemática e periódica, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, tem intensificado as visitas técnicas de monitoramento pedagógico por meio de sua equipe de analistas em trânsito. Em Porto Velho, 28 autoescolas já receberam o acompanhamento pedagógico realizado pela Controladoria Regional de Trânsito – CRT.

A diretora Técnica de Habilitação e Medicina do Trânsito – Dthmet, Aline Lima Pinto, informa que as visitas consistem em oferecer aos CFCs orientações acerca da organização do trabalho pedagógico, acompanhamento sistemático dos índices de aprovação, bem como palestras para maior eficácia do ensino-aprendizagem de novos condutores.

“O acompanhamento é realizado por pedagogas, que são analistas de trânsito, e realizam visitas sem agendamento prévio, já que também é um tipo de fiscalização, garantindo que os CFCs primem pelo trabalho oferecido aos alunos”, destacou Aline Lima Pinto.


Detran também realiza fiscalizações e vistorias dos veículos dos CFCs

As fiscalizações e vistorias dos veículos dos Centros de Formação de Condutores foram intensificadas com o objetivo de assegurar a segurança veicular de motoristas, passageiros e pedestres, e principalmente, dos envolvidos no processo de instrução prática de direção veicular.

Para o governador Marcos Rocha, a função dos CFCs não consiste apenas em preparar os alunos para dirigir um veículo, mas principalmente em formar condutores que protegem vidas no trânsito. “A responsabilidade é de cada um de nós em tornar o trânsito um espaço seguro para todos. O Detran está fazendo a parte que lhe cabe como órgão que prima pela segurança viária, e essas ações são fundamentais para diminuir o número de sinistros”, disse.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta que a autarquia tem o compromisso de reduzir os sinistros de trânsito em alinhamento com a nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas – ONU e com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia