A costelinha de tambaqui concorreu com outros 71 participantes de várias partes do mundo

Porto Velho, RO - A costelinha de Tambaqui, bastante conhecida dos rondonienses, foi a grande estrela da Internacional Seafood Expo North America, maior feira de pescados da América do Norte, que acontece em Boston, EUA. O Tambaqui tem um sabor singular que agrada aos mais exigentes paladares. Foi com essa particularidade, que a costelinha encantou os juízes, e levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice.

A costelinha concorreu com outros 71 participantes de várias partes do mundo. Foram avaliadas diversas características do pescado, como por exemplo, sabor, adequação ao mercado, valor nutricional, originalidade, entre outros aspectos.

O governador Marcos Rocha representa Rondônia no evento

Esse prêmio internacional coroa o trabalho de milhares de produtores que buscam despertar o interesse nacional e internacional pelo peixe nativo da Bacia Amazônica, e por isso a sua produção em cativeiro se dá principalmente na região Norte do Brasil. Rondônia hoje, é o Estado líder na produção da espécie. “Existem várias formas de cultivar o peixe na Amazônia, principalmente em Rondônia.

Os dois principais são: cultivo semi-intensivo em tanques escavados, e cultivo em tanques-rede; os dois sempre mostraram bons resultados. Estamos felizes com essa premiação, vendo o peixe característico da nossa região, se destacando aqui na maior feira do setor,” disse o governador Marcos Rocha.

Vale lembrar que no ano passado, o Brasil e os Estados Unidos realizaram juntos e de forma simultânea, um movimento em prol do mercado de peixes nativos brasileiros, com a realização da 3ª edição do Festival Tambaqui da Amazônia, agora internacional.

Foram assadas 15 mil bandas do pescado e distribuídas em Rondônia, em seis outros estados brasileiros e em Nova Iorque. As bandas de tambaqui foram apresentadas na Times Square, na Broadway. Houve também a distribuição de costelinhas e petiscos, para investidores, em um restaurante na Avenida 100th.

O movimento foi organizado pela Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia – Acripar, pelo Sebrae e pelo Governo do Estado de Rondônia, e teve como objetivo divulgar o pescado genuinamente brasileiro, para a abertura de novos mercados.

“A costelinha de Tambaqui industrializada pelo frigorífico que possui o selo BAP – Best Aquaculture Practices, foi premiada como o Melhor Novo Produto de Foodservice, e toda essa visibilidade ajuda na divulgação do peixe, produzido de forma altamente sustentável. Quem prova se rende ao sabor único do pescado de Rondônia. Todos devem ter o direito de experimentar o nosso peixe”, enfatizou Luiz Paulo, secretário de Estado da Agricultura.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia