Grupo presidido pela deputada Dra. Taíssa Sousa reuniu representantes de entidades que lutam pelos direitos das mulheres rondonienses

Porto Velho, RO - A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso, presidida pela deputada estadual Dra. Taíssa (PSC), que se reuniu na tarde da terça-feira (07), no Plenarinho 2, da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), comemorou o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08 de março).

O encontro também teve a participação das deputadas Ieda Chaves (União Brasil), Cláudia de Jesus (PT), Gislaine Lebrinha (União Brasil) e dos deputados Ismael Crispin (PSB) e Luís do Hospital (MDB).

Houve o convite para várias representantes de entidades que lutam pelos direitos das mulheres para esta reunião. Entre elas, as delegadas de Polícia Civil, Alessandra Paraguassu e Amanda Ferreira Levy, esta última titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Velho.

“Na véspera do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, é extremamente importante promover este encontro para saber quais as políticas públicas que estão sendo executadas para este setor da sociedade”, afirmou a deputada Dra. Taíssa, na abertura da reunião.

“Olhamos os números da violência contra a mulher e são alarmantes. Não podemos ter dinheiro em caixa e deixar as mulheres e crianças passando necessidades”, completou a deputada Cláudia de Jesus.

Após este momento, houve a votação para que fosse levado ao plenário da ALE/RO, o projeto da Dra. Taíssa que prevê acompanhantes em casos de exames que envolvam anestesia local ou geral em Rondônia. O tema foi aprovado por unanimidade pelos seis parlamentares presentes.

Detalhes

Na ocasião, a responsável pela DEAM agradeceu as deputadas e deputados pela oportunidade de expor como a entidade atua na capital de Rondônia.

“Sempre são receptivos conosco, especialmente quando apresentamos nossas demandas por melhores condições de trabalho, além do enfrentamento da violência doméstica”, destacou Amanda Ferreira Levy. Ela ainda apresentou quais as missões da DEAM, como combater a violência doméstica, feminicídios, crimes sexuais, além de fazer atendimentos presenciais, remotos, providências para medidas protetivas, encaminhamento para Casa Abrigo, entre outras.

A titular da delegacia expôs o número de inquéritos concluídos em 2021 (1.003) e em 2022 (1.025), por exemplo, além do projeto de ampliação da instituição em Porto Velho, que atualmente funciona na Unisp Leste com outros DPs. “Isso é extremamente perigoso. Vítimas e criminosos passam por uma única porta. Já houve casos de flagrantes de agressores que constrangeram as mulheres. Precisamos de uma nova delegacia para melhor atendimento de todos”, observou a representante da Polícia Civil.

“A violência contra a mulher hoje é um tema de saúde pública. Somos mães, esposas e todas nós podemos sofrer com isso. Precisamos ser melhor atendidas e protegidas”, comentou a deputada Dra. Taíssa ao encerrar a reunião.

Texto: Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas ALE/RO