1.745 alunos de 6 a 12 anos de oito escolas de Ouro Preto do Oeste participaram do projeto Volta às Aulas do Detran Rondônia

Porto velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet sorteou nesta sexta-feira, três bicicletas e quatro jogos pedagógicos para alunos de escolas públicas, no município de Ouro Preto do Oeste. A ação faz parte do projeto Volta às aulas, coordenado pela Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran do município.

Fundamentadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran aderiu em 2022, o governador Marcos Rocha ressaltou que as ações da Dtet promovem hábitos e comportamentos seguros no trânsito e na vida, transformando conhecimento em ação.

“Além de fazer parte de direitos e deveres de todos, a educação para o trânsito acentua em nossos alunos atitudes de respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade, o que é primordial para manter a segurança no trânsito e na vida”, destacou.

Bicicletas e jogos pedagógicos foram sorteados para alunos das escolas que participaram da projeto Volta às Aulas do Detran

O chefe da Ciretran, Antônio José Costa explica que, o projeto foi iniciado em 15 de fevereiro, no começo do ano letivo, com o objetivo de promover a segurança no trânsito para alunos, considerando o trajeto casa-escola-casa, foi realizado um ciclo de palestras em oito escolas, sendo três rurais e cinco urbanas.

“Atingimos um público de 1.745 alunos de 6 a 12 anos, e contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Educação – Semece, que abriu as portas das escolas, confiante em nosso trabalho”, disse. Foram premiados alunos das escolas Fernando Azevedo, Joaquim Nabuco e Cecília Meireles.

Com o tema No trânsito, Escolha a Vida, a abordagem das palestras trataram sobre o uso da faixa de pedestres, travessia segura em vias públicas, atenção e cuidados dos ciclistas e comportamento seguro no ônibus escolar. “Além do trabalho realizado nas escolas, a equipe de Educação de Trânsito da Ciretran de Ouro Preto executou paradas educativas, com abordagem de condutores de veículos, destacando a segurança dos alunos no trânsito”.

O diretor técnico da Dtet, Ruymar Pereira de Lima enalteceu o trabalho da Ciretran de Ouro Preto, em parceria com a Semece na execução do projeto Volta às Aulas, que não mediu esforços para promover educação para o trânsito nas instituições de ensino do município.

“A educação salva vidas, é esse o principal objetivo do trabalho que estamos realizando, conscientizando as pessoas quanto à responsabilidade que temos na promoção da paz e da segurança. No trânsito, escolha a vida”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia