Por Roberto Kuppê (*)
Sucessão municipal
Dirigentes do PSB, PSOL, PT, PV e REDE iniciaram o diálogo para construção de uma Frente Popular para disputar as próximas eleições municipais em Porto Velho. O grupo deve ser ampliado com a inclusão do PDT e do Solidariedade, que estão em avançado processo de negociação para formação de uma federação partidária com o PSB. Este grupo disputou o governo de Rondônia em 2022, com Daniel Pereira (Solidariedade) na cabeça da chapa e Anselmo de Jesus (PT), como candidato a vice-governador.
Sucessão municipal 2
A novidade é que um novo partido, mais de centro, poderá compor a Frente Progressista. Trata-se do PSD, presidido pelo ex-deputado federal e atual secretário executivo do Ministério da Pesca, Expedito Netto. O ex-deputado deverá participar da próxima reunião do grupo, dia 29 de abril. Com certeza, um bom nome para a prefeitura de Porto Velho, ou no mínimo a vice-prefeito.
Perdeu, Mané
Derrotado na disputa ao governo do Estado, o senador Marcos Rogério perdeu também o comando do PL rondoniense, onde reinava desde a fundação do partido, como um dos principais aliados de Jair Bolsonaro em Rondônia. Com a derrota de Bolsonaro para a Presidência e ascensão da esquerda, o PL achou melhorar colocar no comando do partido os vencedores da última eleição. Uma comissão provisória terá no comando o senador Jaime Bagattoli. O vice-presidente será o Coronel Chrisóstomo e a secretária, a deputada federal reeleita Silvia Cristina. O PL realiza no próximo sábado, 1 de abril, encontro estadual no Larisson Hotel, em Porto Velho. Licenciado, Marcos Rogério reassume o mandato na próxima semana.
Ele voltou
Por falar em Bolsonaro, ele retornou ao Brasil, após ter fugido para os Estados Unidos para não assistir a ascensão do povo ao poder máximo da República. A expressão que ele fez ao retornar, passando a mão à cabeça, é a cara da preocupação. Também pudera. O que o aguarda está longe de ser um rio de águas mansas.
Ele voltou 2
Achando que ia ser uma volta apoteótica, viu uns poucos gados pingados, ainda receosos por conta dos resultados do 8 de janeiro. O restante da boiada não pôde ir, porque estão com tornozeleiras ou presos. PL e Costa Neto esperavam 10 mil pessoas na frente da sede do Partido para onde Bolsonaro foi. Claro, após serem presos e abandonados por Bolsonaro, eles deram uma banana pra volta do ex-presidente.
Alfândega
Como todo passageiro, Bolsonaro foi submetido à fiscalização na alfândega do aeroporto JK. Ao ser cumprimentado pelo agente de vistoria de bagagem que perguntou “Tudo joia, presidente?”. Contrariado, Bolsonaro respondeu. “Não, é tudo bijuteria”.
Flávio Dino
Quem achou que ele não iria ou seria massacrado pelo oposição, se enganou redondamente. O ministro da Justiça, Flávio Dino, não só foi, como deu um show e uma verdadeira aula de direito para parlamentares bolsonaristas. Coitados, foi um massacre. Saíram da CCJ com a cara dos brasileiros no dia do 7×1 na Copa do Mundo de2014. A frase “Flávio Dino jantou os bolsonaristas” foi para o topo de citações no Twitter.
Flávio Dino 2
Com essa performance, Flávio Dino se cacifa para ser um possível candidato à sucessão de Lula em 2026, caso o presidente não dispute a reeleição. Dino é de longe um dos mais capacitados para a disputa presidencial.
PT e PCC
Essa associação do PT com o PCC é uma fake news que rola há mais de cinco anos. Quando conveniente retorna às mídias sociais com tom de novidade. Flávio Dino falou na CCJ que essa possibilidade é zero e disse à deputados bolsonaristas que eles deviam ter cobrado investigação do assunto à Bolsonaro que foi presidente e nunca tocou na questão.
Ministro Zanin
O advogado e amigo Cristiano Zanin foi o escolhido por Lula para a vaga do STF. Ministros veem competência e preparo em Zanin, que poderá chegar herdando o caso Moro, cujo processo que acusa o ex-juiz de corrupção, está com Lewandowski. O ministro vai se aposentar depois da Páscoa. O mundo não dá voltas, cambalhota e dá cavalo de pau.
Merecido
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou requerimento de autoria do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) que concede Moção de Aplauso à deputada federal rondoniense Silvia Cristina (PL) pela relevante atuação na destinação de emendas parlamentares que viabilizaram a construção do Hospital de Reabilitação – Dream da Amazônia.
Um desperdício
Enquanto Silvia Cristina desenvolve um segundo mandato com louvor, a estreante Cristiane Lopes (União Brasil) defende pautar a PEC da redução da maioridade penal, como se prisão resolvesse a questão da criminalidade juvenil. Já está mais do que provado que o que reduz a criminalidade entre jovens é a educação com profissionalização. Prisão é escola para bandidos. Recentemente a deputada que é armamentista, foi apelidada de “fiscal de toba” por defender a cura gay.
Um desperdício 2
Cada um dos 513 deputados federais custa ao erário mais de de R$ 2 milhões por ano, incluindo salários e verbas parlamentares. Menos de 10% deles trabalham realmente pelo povo. A maioria trabalha em proveito próprio, votando em projetos que prejudicam a população, principalmente as minorias.
Faz um Pix
O atleta rondoniense Yarley Luam, de 18 anos, está atrás de patrocínio para disputar o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será realizado em Barueri (SP), 29 abril até 7 maio de 2023. O governo de Rondônia já deu as passagens aéreas mas tem outras despesas como hospedagem, deslocamento e refeições. Yarlei foi campeão em 2019 e 2021 de Jiu-Jitsu em Rondônia, em sua categoria e também campeão da Copa dos Campeões. Para quem quiser ajudar o atleta pode depositar qualquer quantia na chave PIX 69999780553 (Naddia Luana Leandra Santos).
Informações para a coluna: rkuppe@gmail.com
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
0 Comentários