A ação de conscientização contra doenças renais, ofertará aferição de pressão arterial, glicemia, distribuição de água e simulações de hemodiálise

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, por meio da Coordenadoria Integral de Saúde – Cais, juntamente à Coordenação de Nefrologia do Hospital de Base, realizará uma ação educativa de conscientização contra doenças renais, com oferta de aferição de pressão arterial, glicemia, distribuição de água e simulações de hemodiálise.

O movimento tem como objetivo disseminar as informações sobre a doença renal para os profissionais de saúde e a população em geral, focando na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. O evento alusivo à campanha contra doenças do rim, acontecerá no Espaço Alternativo, a partir das 16h, nesta quarta-feira, em Porto Velho.

“Diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo estão entre os diversos fatores que podem levar à insuficiência renal crônica, onde os principais sintomas são: mudanças na urina (espuma, alteração de cor, sangue, dificuldade para urinar), dores nas costas, inchaço no corpo, fraqueza e cansaço”, alertou o enfermeiro nefrologista, Gilmar Meireles.

Será oferta de aferição de pressão arterial


A equipe de nefrologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP mediará o momento educativo. O Espaço Alternativo fica localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, próximo ao aeroporto.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, atuar na saúde é lidar com a informação mais relevante da sociedade. “O bem-estar de cada rondoniense é o objetivo da gestão, e para isso nosso trabalho de conscientização permeia a assistência em saúde, pois com hábitos saudáveis todos nós podemos viver melhor”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha ressaltou sobre a campanha e a importância do autocuidado. “A prevenção, práticas saudáveis e a conscientização da população são primordiais para a qualidade de vida. Levar conhecimento faz parte do papel da saúde”, afirmou.

O Dia Mundial do Rim é comemorado na 2ª quinta-feira de março, e foi instituído com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, entidade que promove a campanha no País, uma em cada 10 pessoas em todo o mundo tem alguma doença renal, e que precisa ser diagnosticada o quanto antes.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia