O dia 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher, uma celebração da mudança social e um símbolo da batalha histórica das mulheres por direitos iguais. Este ano, o dia é reconhecido como um divisor de águas para inclusão e igualdade de gênero no futebol brasileiro. Atualmente, eventos amadores são permitidos no Brasil.


Assim, os atletas poderão competir em equipes masculinas, e equipes inteiramente femininas poderão competir em eventos masculinos, a critério exclusivo de cada órgão organizador. A nova regra da CBF divulgada pela  20Bet vale para todas as categorias, inclusive futebol amador adulto e instrução esportiva.


"É fundamental frisar que o futebol misto promove a inclusão e a massificação. Nos níveis local e regional, os escalões iniciais de iniciação e formação desportiva, como Sub-10, Sub-12 e Sub-14, carecem de equipas e , mais importante, torneios amadores. Acredito sinceramente que a regulamentação do futebol misto ajudará a resolver esse problema, atraindo milhares de jogadores para participar de times e eventos mistos. O crescimento no número de atletas registrados ao longo do tempo também pode resultar na formação de duas equipes femininas e torneios nas faixas etárias mais baixas, continuou o líder.


No entanto, deve-se mencionar que as mulheres ainda só podem jogar futebol feminino e que os times e eventos femininos são organizados especificamente para mulheres.

ACABE COM O PRECONCEITO

A ideia da CBF foi autorizada pela técnica de futebol feminino brasileiro Pia Sundhage. A aceitação do futebol misto no país foi considerada "maravilhosa" por ela.


"Tive sorte porque pude jogar futebol com homens quando era mais jovem. Futebol é a única coisa envolvida, nem homens nem mulheres estão envolvidos. Não importa se o atleta é menino ou menina, se conseguirmos desenvolver os locais onde se pratica a modalidade. É uma oportunidade fantástica para todos nós jogadores de futebol», elogiou Pia.


A regulamentação do futebol misto busca reparar o mal histórico cometido ao futebol feminino, que teve o esporte proibido no Brasil por longos 38 anos no século 20 e que, mesmo após a proibição, sofreu discriminação e falta de apoio .


A mudança também pretende ser um monumento às décadas de mulheres que ousaram jogar futebol apesar dos tabus sociais e outros obstáculos como proibição e preconceito. Em muitos casos, eles fizeram isso secretamente e muitas vezes entre os homens.


Jogadoras como Sissi, Michael Jackson, Pia Sundhage, Formiga e Marta que fizeram parte da história do futebol feminino e da Seleção Brasileira evoluíram desse contexto de prática informal do futebol misto.


Em muitos países, incluindo França e Alemanha, o futebol misto já é regulamentado. Embora não haja limites de idade na Holanda e na Dinamarca, os atletas de ambos os sexos só podem competir na divisão Sub-18 da Inglaterra.

A Isenção de Idade é implementada pela CBF

A CBF inovou ao criar o “Mecanismo de Isenção de Idade do Futebol Misto”, além de legalizar o futebol misto em eventos amadores (MDE).


Essa ferramenta permitirá que atletas e equipes femininas de uma determinada categoria compitam em eventos mistos em uma faixa etária mais jovem. Por exemplo, se a instituição organizadora utilizar o MEC como referência no regulamento específico de suas competições, mulheres de até 17 anos (Sub-17) poderão competir em provas mistas com meninos até 13 anos ( Sub-13).


A aplicação do mecanismo tenta apoiar oportunidades equitativas para jovens atletas, compensando as desigualdades de desempenho causadas pela maturação biológica e características específicas do sexo, particularmente com o início da puberdade.


A CBF passará a pressionar pela inclusão do futebol misto e do mecanismo de isenção de idade nas competições das Federações filiadas e ligas amadoras, bem como de todos os órgãos governamentais, incluindo, por exemplo, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Esportes, administradores de escolas públicas e privadas e responsáveis por competições amadoras na área de esportes de participação e educação.


E a CBF reitera mais uma vez que a mulher pode ocupar a posição que quiser no esporte e na sociedade, parabenizando todas as meninas e mulheres pela simbólica ocasião.