Em 2021, ela pôs críticas e uma imagem do deputado feita por Peter Leone

Porto Velho, RO - A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pela Justiça paulista a pagar uma indenização de R$ 8.900 pelo uso indevido de uma fotografia de Guilherme Boulos (PSOL).

A deputada, no entanto, não pagou pelo uso da imagem e sequer tinha autorização do fotógrafo para utilizá-la.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) - Karime Xavier - 18.jan.23/Folhapress

"Em nenhum momento, o autor [do processo] autorizou tal uso, nem mesmo foi remunerado pela utilização da obra de sua propriedade intelectual", afirmou à Justiça o advogado Chrystian Sobania Wowk, que o representa.

A deputada bolsonarista se defendeu no processo afirmando que Leone havia cedido a fotografia para um banco de imagem, e que, por isso, não teria o direito de reclamar pela falta de pagamento.

"Eventual violação ao direito autoral atenta contra as garantias fundamentais deste terceiro [a empresa proprietária do banco de imagens), e não mais do criador", afirmou a deputada à Justiça.

Disse também que a imagem havia sido amplamente divulgada na internet, "sem qualquer restrição, controle ou menção de créditos, o que afasta a violação de direitos autorais".

A deputada declarou ainda que a imagem tinha "claro caráter público".

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo não concordaram com a argumentação, condenando a deputada por danos materiais e morais.

Fonte: Folha de São Paulo