Objetivo é treinar os gestores, visando assegurar a qualidade dos dados educacionais censitários das escolas

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou na quarta-feira (15), uma capacitação voltada para representantes e coordenadores regionais de educação sobre o 2° Levantamento do Censo Escolar de 2022. Nesta fase do levantamento, os gestores das escolas devem declarar no sistema Educacenso, as informações referentes ao rendimento e movimento dos alunos, em acordo ao que fora notificado, no final do ano letivo de 2022. A coleta de dados segue até o dia 17 de março.

Segundo Liana Lima, gerente de Controle, Avaliação e Estatística – GCAI da Seduc, trata-se de uma ação contínua, realizada anualmente, em duas etapas. “O objetivo é treinar os gestores para alimentar o sistema, visando assegurar a qualidade dos dados educacionais censitários das escolas das redes estadual, municipal e privada”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “é importante que os gestores estejam atentos a este treinamento, visto que os dados coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e ao planejamento e divulgação de dados das avaliações educacionais, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep”, ressaltou.

CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. É coordenada pelo Inep e realizada, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o País. “Esta pesquisa também reúne informações voltadas para a elaboração e análise de sistemas, e obtém dados sobre a educação básica que subsidiam a elaboração do planejamento, a execução e o acompanhamento de políticas públicas educacionais”, argumentou, Liana Lima.

RESULTADOS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira vai divulgar os resultados preliminares da segunda etapa da pesquisa estatística no dia 4 de abril. Os dados finais do Censo Escolar 2022 serão publicados em 19 de maio.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia