Presidente Putin fez o anúncio nessa terça-feira (21/2). Rússia e Estados Unidos concentram 90% do arsenal nuclear do mundo

Porto Velho, RO - O presidente Vladimir Putin anunciou, nesta terça-feira (21/2), que a Rússia suspendeu a participação no novo tratado Start, único acordo de controle nuclear remanescente entre Estados Unidos e Rússia. O texto limita os arsenais nucleares estratégicos de ambos os lados.

O chefe do Kremlin dedicou a maior parte do discurso de 1 hora e 45 minutos no Parlamento russo para atacar as nações ocidentais e responsabilizá-las pela guerra com a Ucrânia. O conflito se arrasta para o marco de 1 ano, na próxima sexta-feira (24), sem perspectivas de paz.

"Nesse sentido, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas", disse Putin a parlamentares em pronunciamento emblemático.

O Tratado Start foi assinado na República Tcheca em 2010. Ele foi prorrogado até fevereiro de 2026, logo após a posse do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 2021.

O acordo limita o número de armas nucleares estratégicas que os EUA e a Rússia podem produzir, bem como controla a implementação de mísseis e bombardeiros terrestres e submarinos para lançá-los.


A Rússia, no entanto, não estava cumprindo a parte dela desde o ano passado. O tratado prevê 18 inspeções no locais por ano para equipes de inspeção dos EUA e da Rússia. Porém, a entrada de forças norte-americanas em território russo para o procedimento foi proibida.

O governo russo tem o maior estoque de armas nucleares do mundo, com cerca de 6 mil ogivas, segundo especialistas. Juntos, a Rússia e os Estados Unidos detêm cerca de 90% das armas nucleares do planeta — o suficiente para explodir o mundo inteiro, várias vezes.

Fonte: Portal SGC