Rede possui 406 instituições em todo o estado

Porto Velho, RO - Cerca de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino de Rondônia voltam às aulas nesta segunda-feira (6). Em todo o estado, são 406 instituições que recebem os alunos.

A solenidade de abertura oficial aconteceu nesta manhã na Escola Estadual Josino Brito, no município de Cacoal. Durante a solenidade, houve demonstração da utilização dos dispositivos portáteis "Orcam MyEye", que serão entregues para alunos com deficiência visual de toda a rede pública.

De acordo com a secretária de educação, Ana Pacini, o dispositivo de visão artificial permite que pessoas com deficiência visual, compreendam o texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.

A partir deste ano, os estudantes do ensino fundamental e médio da rede vão receber materiasi didáticos voltados à Educação Financeira e Língua Inglesa, que irão abranger o Ensino Fundamental e Médio, materiais da coleção MicroKids, apostilas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) modular e semestral, kits de materiais didáticos (lápis, canetas, borrachas, cadernos, apontadores e réguas), livros voltados à Inclusão, Língua Portuguesa, Matemática (edição Diálogos), e Empreendedorismo (para estudantes do Ensino Médio).

Rede Municipal

Em Ariquemes (RO), além da rede estadual, as aulas retornam na rede municipal de ensino. São mais de 10 mil estudantes previstos para voltarem às escolas.

Já em Porto Velho, o retorno nesta segunda é apenas para a rede estadual. O Município tem a volta às aulas marcada para a próxima quarta-feira (8).

No caso de Ji-Paraná (RO) as aulas municipais só voltam no dia 13 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) as aulas serão 100% presenciais para os mais de oito mil estudantes. Ao todo, são 37 escolas, sendo 33 em modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Fonte: Portal SGC