Reeducandos realizam serviços de manutenção, conservação e reformas

Porto Velho, RO - Utilizando a mão de obra reeducanda na prestação de serviços para a sociedade, o Governo de Rondônia, o Projeto “Novo Olhar”, idealizado pela Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e direção do Centro de Ressocialização de Buritis. O projeto conta com o trabalho de 61 reeducandos, sendo 51 do regime fechado e nove do regime semiaberto, que realizam atividades na unidade prisional e nas ruas do município.

As atividades realizadas variam entre serviços de pavimentação das ruas e manutenção, conservação e reformas de escolas e demais prédios públicos. Através de convênio assinado com a prefeitura, a Sejus disponibiliza, ainda, uma equipe capacitada de 16 reeducandos para realizarem bloqueteamento e pavimentação. O diretor do Centro de Ressocialização de Buritis, Gilmar Santos destacou a parceria com a prefeitura. “A mão de obra dos reeducandos é utilizada desde a produção dos bloquetes, que é realizada na fábrica instalada na unidade, até a finalização com a aplicação nas ruas e calçadas do município. Com isso, ressocializamos e melhoramos a infraestrutura de Buritis”, concluiu.

O prefeito Ronaldi Rodrigues de Oliveira afirma que, o Estado e o Município são beneficiados. O projeto conta com o apoio da Vara de Execuções Penais, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho da Comunidade de Buritis.

Os internos realizam atividades laborais na horta hidropônica, marcenaria e lava a jato, na unidade, além da fabricação dos artefatos de cimento. O governador do Estado, Marcos Rocha, ressalta que, o objetivo desta ação é a ressocialização. “Com esse trabalho diminuímos a ociosidade e capacitamos os reeducandos, por meio da prática, fator de suma importância no processo de ressocialização”, concluiu o governador.

FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CIMENTO

A fábrica segue em plena atividade na produção de blocos de cimento, manilhas e meios-fios e possui uma produção diária de 2.500 bloquetes e 20 manilhas. A produção é utilizada para atender às demandas do município, através da Secretaria Municipal de Obras – Semosp em bloqueteamento, manutenção e conservação das ruas. A produção de manilhas é voltada à construção de bueiros e pontes.