A ação visa orientar para que os estabelecimentos atuem de acordo com a legislação

Porto Velho, RO - Nesta quarta-feira (8), o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento econômico – Sedec, deu início à Operação Carnaval, para orientar boas práticas de consumo destinadas aos foliões.

A coordenadora estadual do Procon, Mayara Metran ressalta que é preciso a adoção de cuidados necessários para cumprir o que determina o Código de Defesa do Consumidor. ‘‘A ação visa ajustar e orientar para que os estabelecimentos atuem de acordo com a legislação, uma vez que em nosso Estado e principalmente a Capital possui a cultura de festas carnavalescas’’, explicou.

O fiscal do Procon, Fernando Werri explicou sobre as principais práticas que não podem ocorrer ‘‘Não estamos autuando os blocos de Carnaval, e sim, orientando para que tudo ocorra conforme o que é lícito.

Uma das práticas que explicamos que não pode ocorrer é a venda casada, ou seja, quando o vendedor obriga o consumidor que quer comprar determinado produto a adquirir junto outro, a exemplo do abadá, mais outro acessório.

Tem que ter a opção de vender os itens separados. Além disso, é preciso assegurar aos estudantes, o direto a abadás com meia entrada, por se tratar de um evento cultural e de lazer’’.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon, no site www.procon.ro.gov.br, pelo número 3216-1018 ou whatsApp 98481-2986.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia