As competições acontecem do dia 21 a 23 de abril

Porto Velho, RO - As competições da 1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná, em Rondônia, que estão confirmadas para os dias 21 a 23 de abril, foram transferidas da Terra Indígena Igarapé Lourdes para o Distrito de Nova Colina, há cerca de 40 quilômetros do centro da cidade.

A transferência ocorreu devido às exigências da Instrução Normativa nº 03/2015, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e por o distrito dispor de melhor infraestrutura para realização de todas as competições. Na semana passada, uma equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), responsáveis pela competição, visitou o Distrito de Nova Colina para definir os locais das provas esportivas e a instalação de arquibancadas.

As competições serão nas modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), cabo de guerra, remo com canoa de tronco (individual e dupla/livre e dupla mista). A programação também prevê um concurso de beleza (masculino e feminino) que, segundo os organizadores, é mais uma forma de valorizar a cultura e promover a autoestima dos povos indígenas. A organização irá premiar com troféus e medalhas os ganhadores.

As inscrições dos atletas podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro. Serão oferecidos troféus e medalhas para os competidores. Estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste).

Fonte: Portal SGC