Solicitação de emissão de documentos pessoais está entre os principais serviços essenciais procurados pela população

Porto Velho, RO - A primeira edição de 2023, do programa “Rondônia Cidadã” será realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Escola Estadual Cívico Militar Professor Daniel Neri da Silva, no Bairro JK, na zona Leste de Porto Velho. Com mais de 31 mil atendimentos realizados em diversas áreas, desde sua criação, em 2019, o programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas.

O atendimento no sábado acontecerá das 8h às 16h e no domingo das 8h às 14h. Entre os serviços, além da emissão de documentos pessoais, renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, manicure, testes rápidos de saúde e design de sobrancelhas, o público contará com orientações de serviços, como psicologia, psicossocial, acupuntura, emprego, saneamento, nutrição, assistência jurídica, regularização fundiária e outros atendimentos que geralmente são oferecidos pelo governo apenas nos dias úteis.

“Temos conseguido atender à população em suas diferentes demandas, promovendo cidadania e integração de serviços essenciais, que são, na verdade, a concretização das políticas públicas criadas, com o objetivo de resolver ou apontar solução para os problemas vivenciados pelos cidadãos, com mais segurança, conforto e bem-estar”, pontuou o governador Marcos Rocha.

SERVIÇOS

Instituído como “Seas Cidadã”, o projeto foi iniciado em 2019 no distrito de Extrema, na região da Ponta do Abunã, pertencente a Porto Velho. Devido à pandemia da covid-19 no início de 2020, a ação foi suspensa e retomada no final de 2021. A partir de 2022, ganhou a nomenclatura de “Rondônia Cidadã” para que fosse levado a todos os municípios, considerando a procura pelos serviços nas edições anteriores.

“Este é um programa que tem facilitado a vida de muitas pessoas. Sabemos que muitos têm suas obrigações, como trabalho e estudo, no decorrer da semana ou dificuldade para se locomover, por isso o programa foi criado com o intuito de aproximar esses serviços essenciais da população com uma edição a cada fim de semana em um determinado município”, disse a secretária Luana Rocha, idealizadora do projeto que se tornou programa para ser levado a todos os municípios em parceria com as prefeituras e entidades não governamentais.

De acordo com o cronograma da Seas, ainda neste mês haverá mais uma edição do programa, dias 25 e 26, em Cujubim, município com mais de 26 mil habitantes, a 32 quilômetros da Capital.

Serviços que serão disponibilizados na primeira edição do ano do Rondônia Cidadã em Porto Velho

Fonte: Secom - Governo de Rondônia