Polícia Militar estará presente, realizando a segurança visando a ordem pública em todos os locais de eventos

Porto Velho, RO - Com o objetivo de garantir a segurança dos foliões de todo o estado de Rondônia, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec está trabalhando no planejamento e execução da Operação Carnaval 2023, que será realizada pela Polícia Militar – PMRO no período festivo. A ordem preparatória que orienta os comandos regionais de policiamento, já foi encaminhada e cada município deverá repassar o calendário carnavalesco, para que as ações de segurança sejam realizadas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatiza a importância deste reforço. “Todas as medidas estão sendo preparadas visando oferecer ao folião a garantia de aproveitar este período de forma segura, resguardando também aqueles que buscarão uma forma alternativa para curtir o feriado prolongado”, afirma.

Em Porto Velho, as ações de segurança acontecem no período de 10 a 25 de fevereiro, conforme calendário divulgado pela prefeitura. Neste período serão realizados desfiles de 19 blocos carnavalescos em diferentes pontos da cidade. O porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Alex Miranda afirma que “o efetivo será reforçado e a Polícia Militar estará presente, realizando a segurança dos foliões visando a manutenção da ordem pública em todos os locais de eventos que tenham sido informados para a Corporação”, enfatiza.

A PM orienta aqueles que vão aproveitar a festa nos blocos carnavalescos a tomarem alguns cuidados como: evitar estar de posse de objetos de valores como jóias; andar sempre ao lado de pessoas conhecidas e evitar manusear aparelhos eletrônicos no meio da multidão; e se for dirigir, não beba.

Para os que vão viajar com destino a cidades próximas: pedir ao vizinho de confiança que vigie e vistorie sua residência nos dias em que estiver ausente. “Todos sabemos que a segurança é dever e responsabilidade de todos, por isso é importante que cada cidadão adote condutas preventivas para evitar que se torne uma eventual vítima”, finaliza o tenente-coronel Miranda.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia