O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

14.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – O delegado Guilherme Bessa, de polícia em Guajará-Mirim, apreendeu uma embarcação alemã carregada de borracha, a pedido do cônsul brasileiro em Guayaramerin – BOL. 

1978 – O padre Franco Vialeto celebra a primeira missa em Rolim de Moura, ainda distrito de Cacoal.

1989 – Uma história confusa: O corpo do ex-gerente do Banco de Indústria e Comércio, BIC, acusado como responsável por um rombo de bilhões de cruzados (moeda da época) foi encontrado num varadouro. Para a Polícia foi uma “queima de arquivo” (AM).

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Amor (Em muitos países Dia dos Namorados). Dia Internacional da Doação de Livros. 

Católicos celebram São Valentin. São Zenão. Santos  Cirilo e Metódio - padroeiros da Europa.

BRASIL

1630 — Início à fase de resistência às Invasões holandesas no Brasil. 

1983 - Aprovado o Projeto de Ortografia Unificada da Língua Portuguesa.

MUNDO

1946 – ENIAC, o 1º computador eletrônico, é introduzido na Universidade da Pensilvânia (EUA). 

2003 - Morte da Ovelha Dolly, 1º mamífero clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. 

FOTO DO DIA

Uma semana de muita correria para os diretores e aficionados da Banda do Vai Quem Quer, este ano homenageando dois de seus fundadores, o “General” Manelão e Zé Catraca. Mas a Banda, surgida num boteco logo depois de um grupo de foliões serem expulsos, tem muitas histórias – e estórias.

Expulso, com os outros, do boteco, o jornalista Evamar Mesquita conta que se homiziaram num outro boteco e lá discutiram a criação de uma banda, inicialmente o nome poderia ter sido “Banda do Ipanema”.

Mas não colou. “Tivemos de convencer o proponente que não iríamos copiar ninguém. O “Vai quem Quer” era porque não tinha fantasia então a decisão foi ir como se estivesse no momento. 

“Ficou decidido que íamos ter uma camisa, e o artista plástico João Otávio Pìnto, o “Jotapi”, enquanto tomávamos uma cerveja ele foi e voltou com o desenho de duas mulheres saindo dançando de dentro de uma tuba”, lembrou Mesquita.

Como se diz na gíria, a primeira camisa foi feita “em cima da perna”, como o primeiro hino, depois hino oficial da Banda. “O Narciso Freire, um dos fundadores era meu chefe no cartório. Aí mandou que eu aprontasse uma letra para a Banda sair”, contou Zé Catraca. A música foi gravada só em 1984 pelo sambista Babá.  (Foto Yale Dantas).

Amanhã: A Banda vira notícia.