O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

10.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – Acordo do prefeito Joaquim Tanajura e o diretor da EFMM Knox Little permite Porto Velho tenha as primeiras ruas iluminadas, o trecho da Avenida 7 de Setembro até a Rua da Palha (atual Natanael de Albuquerque)

1956 – O capitão Távora Buarque é o novo comandante da Guarda Territorial 

1976 - Em sua coluna “Comentando” (Jornal Alto Madeira), o jornalista Simeão Tavernard denuncia o abandono que se encontra o futebol local. 

COMEMORA-SE

Dia Mundial das Leguminosas (ONU). Dia do Atleta Profissional (Lei 9615/95). 

Católicos celebram Santa Escolástica,  Santos Zótico, Jacinto Amâncio (mártires)

BRASIL

1956 — Ocorre a Revolta de Jacareacanga  de militares da Força Aérea Brasileira, abafada pelos legalistas. 

1965 -  Fechada a melhor empresa de aviação brasileira, a Panair do Brasil. 

2014 — Morre o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, vítima do disparo de um rojão atirado por um black bloc no Rio de Janeiro. 

2021 – Cancelado, devido ao covid, o carnaval carioca.

MUNDO

1755 - Morre o filósofo Montesquieu (n. 1869), autor da  “teoria da separação de poderes”. 

1898 – Nasce o dramaturgo Bertolt Brecht (m. 1958), grande influenciador do teatro contemporâneo. 

FOTO DO DIA

Há 101 anos nascia em  “Coração de Maria”, interior baiano, o garoto José Gabriel da Costa que, na região de Rondônia foi seringueiro. Ainda em “Coração de Maria” ele aprendeu a ler e escrever sem professor.

Em Porto Velho, depois de conhecer o uso da Hoasca (ayahuasca), em abril de 1959, depois de contato com usuários bolivianos. Em 1965 apenas com um grupo formado pela esposa e familiares, em Porto Velho, funda Associação Beneficente União do Vegetal.

Logo a seguir a entidade muda de nome, agora  Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, num pequeno prédio na Avenida Abunã. Já conhecido por Mestre Gabriel, viu a UDV se desenvolver – atualmente são 12 núcleos só em Porto Velho. 

Em 1971, em Brasília, Mestre Gabriel desencarnou.

Hoje a UDV, que tem núcleo em muitos estados e diversos países, e em todos, conforme o jornalista Montezuma Cruz, haverá comemorações pelo aniversário do mestre.