O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

6.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

1947 – Toda a comunidade está mobilizada para a chegada ao primeiro bispo de Porto Velho, Dom João Batista Costa, com chegada prevista para os próximos dias, conforme disse o vigário padre Francisco Pucci (Padre Chiquinho).

1949 – Com apenas a 1ª fase  da obra concluída, o Guajará Hotel já está com lotação esgotada e o construtor Humberto Correia deve entregar tudo até junho, conforme o prefeito George Oliver. (AM)

1921 – Vinte crianças pobres estudam  no “Grupo Espírita Irmã Carita”, dirigido pelo professor Paranatinga Filho (AM). 

COMEMORA-SE

Dia do Agente de Defesa. Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Vaginal. 

Católicos celebram São Paulo Milk e Santa Dorotéia.

BRASIL

1694- Destruído o principal Quilombo dos Palmares. 1962 – Morre o pintor expressionista brasileiro Candido Portinari (n. 1903).

MUNDO

60 – A data mais antiga de um dia da semana, um grafite em Pompeia identifica este dia como “dies Solis” (domingo). Pelo sistema atual, quarta-feira. 

1952 — Elizabeth II torna-se a rainha reinante do Reino Unido (n. 1926 e m. 2022)

FOTO DO DIA

Dom João Batista Costa (SC 1902/PVh 1996), salesiano, foi o primeiro bispo de Porto Velho a residir na cidade, nomeado pelo papa Pio XII, assumindo a diocese em 1947.

Como até 1960 o Território não dispunha de rodovia, grande parte de sua ação missionária foi na região ribeirinha da bacia do Rio Madeira, como diz em “Desbravadores”, o escritor Vitor Hugo.

Em 1961 criou, com o padre Vitor Hugo e outros, a Rádio Caiari, abrindo espaço para dezenas de jovens aprenderem e atuarem como profissionais de radiojornalismo.

“D. João dinamizou a educação, criando várias escolas, em Porto Velho, nas zonas urbana e ribeirinha. Foi homenageado com seu nome em rua, colégio e conjunto habitacional” (*).

Como bispo, concluiu e inaugurou a catedral do Sagrado Coração de Jesus, obra iniciada em 1917, e o novo prédio do colégio Dom Bosco. Em 1982 passou à função de bispo emérito.  (Foto: Dom João, padre Oscar Romero e o professor William Haverly Martins, em 1972) 

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/ivo-feitosa/d-joao-batista-costa