O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Zap - 69 99910-8325

1.2.23- BOM DIA!

RONDÔNIA

1983 – Instalação da Assembleia Estadual Constituinte,  tendo como presidente o deputado José Bianco.

1930 – O comerciante Elias Gorayeb adquire em São Paulo,  equipamentos para formar a banda de música do Noroeste Sport Club. 

1956 – A posse de JK na Presidência da República é o grande destaque da edição do jornal Alto Madeira.

1987 – Vai ao ar a TV-Educativa, do governo estadual, instalada no Bairro Nacional com o forte da programação o telejornalismo.

1990 – O pagamento de janeiro dos servidores estaduais atrasou porque nenhuma secretaria enviou respectivas folhas à Sefaz,  conforme o secretário de Fazenda Adailton Bitencourt.

COMEMORA-SE

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes; No Candomblé: Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar.

BRASIL

1914 — Fundação do Paysandu Sport Club (PA). 1849 — Acaba a Revolução Praieira (PE). 1892 — Inaugurado o Porto de Santos o maior complexo portuário da América Latina. 

MUNDO

1901 — Funeral da Rainha Vitória, em cujo reinado “o Sol nunca se punha” tantas eram as terras da Inglaterra. 1943 – A rendição, aos russos, do VI Exército alemão, encerra a Batalha de Stalingrado.

FOTO DO DIA

Expulsos do Bar do Casimiro, porque discutiam em altíssimo som, um grupo de foliões foi se homiziar no Bar do Chopão. Assim, de maneira bem simples, se pode noticiar como num sábado no fim de janeiro de 1980 surgiu a maior instituição do carnaval portovelhense, a Banda do Vai Quem Quer.

Foram fundadores “Manoel Mendonça (Manelão), Narciso Freire, Antônio Edson (Neném), Silvio Santos (Zé Catraca), Paulo Queiroz, Evamar Mesquita, Emil Gorayeb Filho (Emilzinho), Claudio Carvalho, Eliana e Lica (as únicas mulheres)”, conforme o jornalista Zé Catraca.

O 1º desfile da Banda do Vai Quem Quer foi em 1981, e seu hino oficial foi feito “em cima da perna” por Zé Catraca (ver https://www.diariodaamazonia.com.br/historia-da-banda-do-vai-quem-quer/). 

Este ano a Banda volta à avenida depois de dois anos (devido ao covid), com um tema que homenageia Manelão e Zé Catraca com previsão superior a 130 mil pessoas na passarela.