Viagem ocorre poucos dias antes de completar um ano da guerra

Porto Velho, RO - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, faz nesta segunda-feira (20) uma visita surpresa a Kiev, dias antes do primeiro ano da guerra na Ucrânia. A Casa Branca tinha anunciado que o líder iria apenas à Polônia.

“Bem-vindo a Kiev, Joe Biden! A sua visita é um sinal extremamente importante de apoio a todos os ucranianos”, escreveu o presidente Volodymyr Zelenskiy na plataforma Telegram.

O presidente norte-americano já se encontrou com Zelenskiy. Os dois estiveram no centro de Kiev, na Praça de Santa Sofia, onde há um memorial das vítimas ucranianas.

No momento em que Joe Biden colocava uma coroa de flores no local, as sirenes começaram a tocar na cidade. Apesar desse alerta de perigo, não houve registo de ataques russos.

O líder dos Estados Unidos reafirmou, na visita, que Washington ficará do lado da Ucrânia durante o tempo que for preciso e anunciou novo pacote de sanções contra a Rússia, a ser aplicado no fim desta semana.

Será também repassado a Kiev um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 500 milhões. A ajuda vai incluir mais munições para sistemas de foguetes de alta mobilidade.

"Vou anunciar [na terça-feira] a entrega de outros equipamentos essenciais, incluindo munições de artilharia, sistemas de antiblindagem e radares de vigilância aérea", disse Biden, segundo comunicado da Presidência norte-americana.

Esta é a primeira visita de Biden à Ucrânia desde o início da invasão russa e ocorre cerca de dois meses depois de Volodymyr Zelenskiy ter visitado Washington.

Em discurso na capital, Joe Biden elogiou a coragem da Ucrânia durante a guerra e lembrou que visitou Kiev seis vezes quando foi vice-presidente de Barack Obama.

Para Volodymyr Zelensky, a entrega de armas prometidas pelos EUA constitiu sinal inequívoco de que as tentativas russas de vencer não terão sucesso.

Biden tinha anunciado, no sábado (18), que ia visitar esta semana a Polônia para analisar a evolução da guerra na Ucrânia.

O porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby, apresentou a agenda do chefe de Estado norte-americano para a viagem, afirmando que não estava previsto nenhum encontro entre Biden e Zelenskiy.

Fonte: Agência Brasil