Essas retiradas são resultado de um pente-fino que o governo vem fazendo sobre as inscrições no Cadastro Único (CadÚnico)

Porto Velho, RO - Essas retiradas são resultado de um pente-fino que o governo vem fazendo sobre as inscrições no Cadastro Único (CadÚnico), que já havia identificado 5 milhões de beneficiários com alta probabilidade de irregularidades cadastrais.

― Já em março vamos tirar mais de 1,55 milhão (de beneficiários) desses mais de 5 milhões que estamos focados. Para esses 1,55 milhão já temos segurança que não preenchem os requisitos ― disse o ministro em entrevista à GloboNews, reforçando que são famílias que estão recebendo o benefício de forma irregular.

Dias estima que ao menos 2,5 milhões de beneficiários deixem o Bolsa Família até maio, conforme o governo finalizar a revisão do CadÚnico.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou as presidente da Caixa e do BB

Além disso, ele ressaltou que 2.265 famílias voluntariamente pediram para sair do Bolsa Família porque reconheceram que sua situação mudou e já não precisam mais da ajuda do governo.

Apesar das retiradas, o número de beneficiários pode não baixar muito em relação aos mais de 21 milhões de famílias que hoje recebem a transferência de renda. Segundo Dias, as equipes de assistência social nos municípios estão intensificando as ações de busca ativa:

― (Eu estimo) a retirada mínima de 2,5 milhões (de beneficiários). Mas com a busca ativa temos condições de trazer para o recebimento quem tem o direito mas estava na fila, estava passando fome.

Segundo o ministro, foram repassados nesta sexta-feira mais R$ 170 milhões para municípios para investir em ações de busca ativa e atualização de cadastro.

Fonte: Portal SGC