Com a entrega da nova sede da corregedoria da Sejus, as análises e condutas administrativas realizadas por servidores serão mais ágeis

Porto Velho, RO - Para consolidar o avanço em infraestrutura e a atenção ao Sistema Prisional do Estado, o Governo de Rondônia entregou nesta sexta-feira (24), o novo prédio da corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, em Porto Velho.

A nova sede da corregedoria teve a utilização de mão de obra reeducanda, a qual recebeu o nome de “Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário de Rondônia Sidney Nogueira Correia”, para homenagear ao servidor, que atuou por quase 30 anos neste mesmo setor e faleceu em 2021, em decorrência da covid-19. A solenidade também contou com a participação de autoridades do Executivo Estadual e Municipal, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública de Rondônia.

O novo ambiente possui cinco salas de comissões de Processo Administrativo Disciplinar – PAD, sala de cartório, gabinete da corregedoria geral, assessoria jurídica, núcleo operacional e garagem, havendo dessa forma, um local adequado para que a escolta em dias de audiência, possa realizar os procedimentos de desembarque e embarque, de forma segura.

A solenidade contou com a participação de autoridades do Executivo Estadual e Municipal, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública do Estado

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, que participou da solenidade, salientou que, desde o início de sua gestão vem trabalhando para dar melhores condições de trabalho aos policiais penais, lembrando também da lei que sancionou a Polícia Penal no Estado.

Para o governador de Rondônia, “é por meio da corregedoria que se mantém o bom trabalho na Sejus, para atender toda a sociedade. Este é um dos vários prédios que estamos aproveitando para outras áreas do Estado, e assim, conseguimos fazer a economia com aluguéis”, disse Marcos Rocha.

O titular da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, Marcus Rito, ressaltou que a obra da nova sede é de extrema importância, pois o espaço passa a ser mais amplo e as análises e condutas administrativas realizadas pelos servidores serão feitas da melhor forma possível. O prédio, que antes teve outros órgãos funcionando, foi reformado do zero pelos reeducandos e agora, passa a ser de serventia para nossas atividades”. afirmou

A reforma do prédio da corregedoria geral da Sejus teve o investimento no valor de R$ 458.141,23 (quatrocentos e cinquenta e oito mil, cento e quarenta e um reais e vinte e três centavos), oriundos do Governo de Rondônia, em material, com toda a mão de obra realizada por reeducandos, sob supervisão da Coodenadoria de Infraestrutura da Sejus.

NOVAS VIATURAS


Viaturas foram destinadas a Porto Velho, Guajará-Mirim e Pimenta Bueno

Na oportunidade, também foram entregues oito novas viaturas para aprimorar os trabalhos realizados no Sistema Penitenciário Estadual, sendo um acréscimo feito por meio de contrato; já são 47 viaturas entregues, com o investimento global no valor de R$ 10.810.762,50 (dez milhões, oitocentos e dez mil, setecentos e sessenta e dois reais e cinquenta centavos), oriundos do Governo Estadual.

ENTREGAS

Foram entregues uma viatura para a Unidade de Monitoramento Eletrônico de Cacoal; uma viatura para o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE de Pimenta Bueno; uma viatura que ainda será feita a definição de destino; duas caminhonetes para o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE de Porto Velho; uma caminhonete à Unidade de Monitoramento Eletrônico de Porto Velho; uma caminhonete para a ESEP e uma van ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE de Guajará-Mirim.

A entrega das viaturas visa proporcionar mais segurança, aprimorando o sistema prisional, por meio dos serviços realizados pelos policiais penais do Estado, fortalecendo assim, o atendimento às necessidades do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – Gape, e de estabelecimentos prisionais.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia