Governo tem atuado preventivamente efetuando a gestão das vulnerabilidades nos servidores

Porto Velho, RO - Com o intuito de conscientizar sobre os riscos existentes no ambiente online, 7 de fevereiro comemorou-se o Dia Internacional da Internet Segura em mais de 200 países, incluindo o Brasil. Ciente da importância da Segurança da informação, o Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic tem atuado preventivamente efetuando a gestão das vulnerabilidades nos servidores.

Conforme o especialista e membro da equipe da Coordenação de Segurança da Setic, Eduardo Zimmer, é necessário estabelecer diretrizes de proteção relativas ao uso da internet e de outras redes públicas de computadores.

“A Setic conta com uma equipe de tratamento e resposta de incidentes de segurança da informação. Através do Plano de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação (PGISI), existem maneiras de tratar esses incidentes, avaliando a gravidade e as respostas, ao mesmo tempo que resguarda evidências forenses, a fim de ajudar a prevenir novos incidentes e atende as exigências legais de comunicação e transparência”, explicou o especialista.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho realizado pela Setic sintetiza “a segurança da informação no âmbito digital garante a eficiência e a transparência no serviço prestado pela gestão estadual”, destacou.

O coordenador da Cosegi, Leonardo Courinos relata que a Setic recebeu só no primeiro semestre de 2022, mais de 18 mil tentativas de ataques por dia, “e com o trabalho de prevenção foram contabilizados um total de zero incidentes de impacto crítico ou grave nos últimos quatro anos”, ressaltou Leonardo Courinos.

A Política de Segurança da Informação – PSI, tem como objetivo contribuir para a segurança do indivíduo, da sociedade e do Estado, com orientações para reduzir riscos e garantir a integridade, sigilo e disponibilidade das informações dos sistemas e recursos tecnológicos.

Segundo o especialista, Eduardo Zimmer, a PSI se aplica apenas à Setic, mas de forma geral, algumas orientações servem para todos que utilizam a Internet. “Descrevemos regras e boas práticas, visando evitar fragilidades de segurança como: orientação de proteção de contas de acesso e senhas, tipos de instalações, dicas para utilizar computador em local público dentre outras situações”.