São 180 alunos matriculados, em seis turmas

Porto Velho, RO - Reiniciadas neste mês de fevereiro, as aulas de balé do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), na zona Leste da capital, acontecem três vezes por semana com 180 meninos e meninas divididos em seis turmas. A faixa etária é de 7 a 15 anos, e as aulas são promovidas pela Prefeitura de Porto Velho gratuitamente.

A abertura de novas vagas foi realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) no mês de janeiro. O projeto existe desde 2017 e foi suspenso durante a pandemia, retornando no segundo semestre de 2022. No curso, as crianças aprendem o básico do balé clássico, com aulas de jazz e dança contemporânea como complemento.

A responsável pela turma, Misselene Félix, explica que as dinâmicas ajudam no desenvolvimento pessoal dos participantes. “São crianças diferenciadas, é o sonho delas estar aqui, pois muitas mães não têm condições de custear uma escola particular, então a gente vê o esforço delas. Eu sempre faço dinâmicas que ajudam na concentração, memória e consequentemente na dança e desenvolvimento escolar”, explicou a professora.


Acompanhada da mãe, Maria Isabely conta sua evolução no Balé

Cada aula tem duração de uma hora, nos períodos matutino e vespertino, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Maria Isabely, de 7 anos, não perde um dia sequer. “Eu gosto, é muito divertido, eu já aprendi muitos passos do balé”, contou a pequena que estava acompanhada da mãe, Patrícia Abreu.

“Ela entrou em julho do ano passado e me pede pra fazer as aulas desde os 5 anos. Ela gosta e o trabalho da praça é muito bom, eu não teria condições de pagar uma escola”, completou a mãe.

As mães fazem questão de aguardar e acompanhar as aulas, como é o caso da Eliete Campos, mãe da pequena Ayra Eloá, 7 anos, que adora exibir os passos que já aprendeu. “Eu moro aqui no JK, a praça é perto da minha casa e não deixa nada a desejar de uma escola particular”, contou a responsável, ao lembrar que a filha fazia aulas particulares aos 4 anos, mas por questões econômicas mudou para a praça por ser gratuito.
















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)