Oito clubes disputam o troféu do estadual. Saiba de onde são, onde jogam e títulos

Porto Velho, RO - O Campeonato Rondoniense está na sua 33ª temporada de profissionalização. As disputas da temporada começa neste final de semana, 25 de fevereiro.

A competição contará com oito equipes que disputam o troféu, além de vagas para disputas da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro Série D e da Copa Verde.

O atual campeão da competição é o Real Ariquemes, que conquistou o título ao vencer o União Cacoalense na final.

Na primeira rodada, o Rondoniense enfrenta o União Cacoalense, o Real Ariquemes joga contra o Guaporé, o Ji-Paraná duela contra o Genus e o Vilhenense e Porto Velho disputam o último jogo da rodada.

Os oito times que disputam a competição:

Real Ariquemes

O furacão do Vale do Jamari é o atual campeão estadual. O clube de Ariquemes foi fundado em 2011 e já tem três títulos da primeira divisão do Campeonato Rondoniense, ao vencer nos anos de 2017, 2018 e em 2022.

O nome do clube é oriundo da vontade do fundador em tornar realidade o sonho de criar a sua própria equipe.

A equipe sedia os seus jogos no estádio Gentil Valério, o Valerião, que tem a capacidade estimada em 5 mil pessoas. O mascote que representa o clube é o furacão.

Foi eliminado da Copa Verde pela Paysandu nesta semana, mais terá ainda uma agenda cheia, dia 02 de março Copa do Brasil aonde vai enfretar o Criciúma-SC, terá ainda a disputa pela frente do estadual e do Brasileirão da Série D.

União Cacoalense

O União Cacoalense ficou na segunda colocação geral na temporada passada. A raposa da BR, fundada em 1982, e é a equipe mais antiga entre os que disputam esta temporada.

O clube já celebrou duas vezes a competição, foi campeã em 2003 e 2004, quando conquistou o bicampeonato consecutivo. No ano passado foi vice campeão. Neste ano de 2023, fez grandes contratações de renomes no cenário do futebol, como: França e Mazinho, ambos com passagens pelo Palmeiras e conquistaram a Copa do Brasil em 2012.

O clube de Cacoal manda os seus jogos no estádio Aglair Tonelli, com a capacidade estimada para 8 mil pessoas e tem a raposa como mascote do clube.

Porto Velho Esporte Clube

Com a fundação mais recente entre os times que disputam esta temporada, o Porto Velho foi fundado em 2018 e conquistou dois títulos da competição, nos anos de 2020 e 2021.

O Porto Velho tem como mascote a locomotiva, que é marca histórica da cidade devido à Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O tricolor sedia os seus jogos no estádio Aluízio Ferreira, ao lado de outros clubes portovelhenses, como o Genus e o Rondoniense. O estádio tem capacidade para 7 mil pessoas.

Genus

O Genus foi fundado em 1991 e seu nome vem do grego Genos, que significa família. No seu uniforme, a cor amarela remete ao ouro rondoniense da década de 80 e o vermelho significa o sangue derramado durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O aurigrená manda os seus jogos no estádio Aluízio Ferreira, ao lado de outros clubes da capital.

O Genus conquistou o seu primeiro e único estadual em 2015 e seu mascote é um urso branco.

Rondoniense

O Rondoniense foi fundado em 2007, mas estreou no estadual apenas em 2016. E no mesmo ano de estreia, o azulão conquistou o seu primeiro e único título do campeonato.

O mascote do clube é o periquito. O Rondoniense sedia os seus jogos no Aluízio Ferreira e tem sua base na zona leste de Porto Velho.

A equipe terá nova casa em 2023, será na cidade de Ariquemes, os jogos aconterão no Valerião. O azulão do Vale do Jamari, será administrador pelo Fundador do Real Ariquemes, desportista Ronis Silva.

Vilhenense

O Vilhenense disputa os seus jogos no Portal da Amazônia, em Vilhena. O estádio tem capacidade para 7 mil pessoas. O clube foi fundado em 2017 e em 2019 conquistou o seu primeiro título estadual.

O leão de Vilhena possui o amarelo e preto como as suas cores e o seu mascote é o leão.

O clube conquistou o acesso na segunda divisão do estadual em 2022 e se classificou para a disputa da elite em 2023.

Ji Paraná

O Jipa é um clube da cidade de Ji-Paraná e realiza os seus jogos no Biancão, que tem capacidade para 5 mil pessoas. O galo da BR é alviceleste, ou seja, tem as cores azul e branca no seu uniforme.

Desde a profissionalização do futebol rondoniense, é o clube que mais conquistou o estadual. Ao todo, são nove títulos desde 1991, sendo o último em 2012.

A equipe que possui o galo como mascote, conquistou a vaga para a principal competição rondoniense nesta temporada, ao disputar a segunda divisão do estadual.

Guaporé

O Guaporé teve a sua fundação em 2014. A sua melhor participação, até então, foi em 2021, quando chegou nas semifinais.

O clube de Rolim de Moura sedia os seus jogos no Cassolão, com capacidade para 5 mil pessoas. As suas cores são o laranja, verde e branco.

As informações obtidas quanto a capacidade dos estádios foram retiradas de O Gol e estádios do Brasil. A capacidade pode sofrer alterações devido aos laudos necessários para cada local.

Fonte: Portal SGC