Ao todo, foram entregues 13 kits de armamentos não letais

Porto Velho, RO - Dispositivos elétricos incapacitantes foram entregues nesta semana pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e Comando Geral da Polícia Militar ao 7° Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes.

Ao todo, foram entregues 13 kits de armamentos não letais, o recurso para aquisição dos equipamentos é oriundo de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual, Adelino Follador, no valor de 77 mil reais, destinados a atender às demandas da segurança pública. O 7° batalhão atende a área urbana e rural, além de prestar apoio a municípios vizinhos, caso haja a necessidade.

O investimento, de acordo com o governador Marcos Rocha, vem ao encontro das necessidades atuais dos policiais, principalmente durante o período carnavalesco. “Armas não letais ou de choque, como são chamadas, são essenciais para o trabalho da polícia, e atendem aos pactos internacionais dos Direitos Humanos, cujo objetivo é conter uma ação violenta sem maiores prejuízos “, ressaltou.

O armamento começa a ser usado de imediato, tendo em vista, o trabalho que a polícia ostensiva faz, em meio a aglomerações com ingestão de bebida alcoólica, o que pode, de certa forma, trazer algum tipo de tumulto.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel James Padilha destacou a importância de disponibilizar esses equipamentos aos policiais. “Isso proporciona tranquilidade, segurança, tempo e margem de folga para que o policial possa abordar os suspeitos e conduzir a ocorrência, sempre da maneira mais pacífica e sem violência”, frisou.

O Secretário da Sesdec, Felipe Vital reforçou que o Governo do Estado está atuando para dar melhores condições de trabalho aos policiais, e assim entregar uma polícia ágil e atuante, para atender às demandas da população.”O governador Marcos Rocha, sempre reafirmou o compromisso que tem em fortalecer as frentes de trabalho na segurança pública, e fornecer condições dignas aos profissionais, para que eles, juntos, possam dar resultados positivos e respostas rápidas à sociedade”, evidenciou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia