Em 23 anos de projeto, mais de 280 mil alunos já foram atendidos em todo o estado

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), renovou na segunda-feira (27) a parceria com a Polícia Militar do Estado de Rondônia para dar início às atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Escola Municipal Jesus de Nazaré, uma das contempladas com o programa, e contou com a presença de alunos, pais, professores, e autoridades da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com Gláucia Negreiros, titular da pasta de educação, essa parceria incluí atividades que enriquecem as ações extracurriculares. “Faz parte do projeto educacional do município trabalhar a interdisciplinaridade com os temas transversais, que é exatamente tudo o que o Proerd aborda, porque sabemos que isso está no cotidiano das crianças.

Essa parceria com a Polícia Militar tem esse objetivo. A gente espera que os alunos se conscientizem com os temas do programa. A conscientização deles é o que de mais importante o Proerd nos possibilita”, observou.


Cerimônia contou com a presença de alunos, pais, professores, PM e PRF

Louise Salvador é diretora do Departamento de Saúde Escolar da Semed, núcleo que coordena junto com a PM/RO as ações do Proerd, e reforçou que o programa vai além de ensinar as crianças a dizerem não às drogas. “O Proerd ensina sobre disciplina, respeito e, sobretudo, princípios que contribuem para a formação do caráter de cada uma das nossas crianças”.

Coronel Braga, coordenador de atividades sociais da Polícia Militar, reforçou a importância do programa para a diminuição da criminalidade e da violência. “O Proerd é um mecanismo de combate ao crime de forma mais eficaz. Através das nossas crianças, nós levamos as ferramentas necessárias para que elas tomem decisões sábias e assertivas, e construam a vida no caminho do bem”.

PROERD

Criado com objetivo de manter as crianças longe das drogas e ensinar técnicas para que os alunos façam escolhas com segurança e responsabilidade, o Proerd chegou em Rondônia no ano 2000. Nestes 23 anos, mais de 280 mil alunos já foram atendidos em todo o estado. A formação acontece a cada semestre e as aulas são ministradas por policiais militares, juntamente aos professores das turmas. Os alunos contemplados recebem o Kit Proerd com cartilha, camiseta e boné.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)