Liberação da faixa não significa que as redes serão instaladas de imediato na localidade, já que a instalação "depende do planejamento individual de cada prestadora"

Porto Velho, RO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou, desde segunda-feira (27), a transmissão do sinal 5G puro em Candeias do Jamari (RO), município que fica cerca de 22 km de Porto Velho, onde o sinal já é liberado.

Mas para que o sinal de fato funcione, as prestadoras que adquiriram lotes poderão solicitar à Anatel “o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz”.

Segundo a Anatal, a liberação da faixa não significa que as redes serão instaladas de imediato na localidade, já que a instalação "depende do planejamento individual de cada prestadora".

Transmissões na TV aberta

De acordo com a Anatel, quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

O que é o 5G e como acessar

O 5G - ou quinta geração de internet móvel - promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

Para ter acesso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados.

Processo de ativação

Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, conclua:

A instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
A instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite; e
Inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.

Após a conclusão, testes são feitos e, caso não haja interferências, a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.

Fonte: G1/RO