Porto Velho, RO - Uma data histórica para a advocacia, na qual devemos lembrar nossos destemidos pioneiros que iniciaram suas atividades nesse rincão, quando ainda era um somente um território federal, um apêndice jurídico de Brasília. Grande parte desses pioneiros se instalaram nas localidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Costa Marques, como um reflexo da construção da Estrada de Ferro, fazendo as suas publicidades no saudoso Jornal Alto Madeira.

Parte desta exitosa trajetória pioneira está no livro “A Trajetória da Advocacia no Estado de Rondônia”, escritos a seis mãos pelo jornalista Carlos Araújo, pelo historiador Francisco Matias* e o advogado Hélio Vieira da Costa, que presidiu a Ordem nos triênios de 2007/2009 e 2010/2012.

Em uma das passagens, narra o livro:


“Diante dessa conjuntura política e econômica, surge a necessidade de se criar uma organização efetiva de fortalecimento à classe dos advogados e, sobretudo, para fazer frente às novas demandas sociais e jurídicas que surgiam dado ao súbito incremento à formação de uma nova sociedade, egressa de um maciço e intenso processo migracional posto em execução pelo governo federal, no que se convencionou chamar de “imigração sulista”. Por conseguinte, tornava-se necessário fundar uma instituição capaz de ordenar as ações dos operadores do Direito e atuar como entidade classista: a seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Rondônia.

O resultado dos trabalhos da comissão elaboradora do estatuto da OAB/RO foi apresentado no dia 18 de fevereiro de 1974, uma segunda-feira, data em que foi oficializada a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB em Rondônia.”

A data deve ser lembrada com muito orgulho. A Advocacia sempre está mais protegida quando tem uma Instituição forte que a congrega. Nesses 49 anos de existência, muitas conquistas devem ser lembradas.

Entre os grandes marcos de nossa Capital estão a construção da sede própria, com a posterior conquista do Clube e Hotel de Trânsito dos Advogados.

Em termos de interiorização, narra o livro que os presidentes Heitor Magalhães e Hélio Vieira da Costa foram os que mais valorizaram a Advocacia do interior, instalando o maior número de subseções.

As prerrogativas da advocacia foram sempre uma das grandes forças da Seccional Rondônia, materializadas na criação do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, posteriormente transformado em Comissão.

A criação do Escritório Corporativo também merece ser relembrada nesse momento histórico. Para muitos jovens que davam os primeiros passos na advocacia, ali foi o pontapé inicial para uma carreira de sucesso.

Como se vê, há muito o que comemorar e é hora de relembrar o quanto a força de nossa Instituição reflete no respeito e na força do próprio exercício profissional da advocacia.

Um brinde!!

*São advogados