Suporte a proxy está disponível em versão mais recente do app

Porto Velho, RO - O WhatsApp, da Meta Platforms, disse nesta quinta-feira (5) que seus usuários agora poderão usar servidores proxy para acessar o serviço em países onde o aplicativo está bloqueado.

Um servidor proxy é um intermediário entre usuários e serviços da web e atua como um filtro que permite aos internautas contornar restrições e censura.

O WhatsApp disse que o suporte a proxy no aplicativo está oficialmente disponível para usuários com a versão mais recente.

Usuários em países como Irã e Síria usam serviços de rede virtual privada (VPN) para navegar em torno da censura na Internet.

O WhatsApp disse que "caso esses desligamentos continuem, esperamos que esta solução ajude as pessoas onde quer que haja necessidade de comunicação segura e confiável".

O WhatsApp "fará qualquer coisa" dentro de sua capacidade técnica para manter o serviço acessível e não bloquear números de telefone iranianos, disse a empresa em setembro.

O Irã restringiu o acesso ao Instagram, também da Meta, e ao WhatsApp, depois que eclodiram manifestações em resposta à morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa pela polícia moral em Teerã por "traje inadequado".

Fonte:  Reuters *