Polícia Civil fez buscas nas residências dos investigados e na sede da Câmara de Vereadores do município. Ao todo, 14 medidas cautelares foram cumpridas

Porto Velho, RO - Vereadores e servidores públicos de Ji-Paraná (RO), que se beneficiava do dinheiro público e praticavam crimes como corrupção ativa, extorsão, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, foram alvos de uma operação da Polícia Civil, na manhã de sexta-feira (27).

Segundo a Polícia Civil, o grupo atuava em um "verdadeiro contrabando legislativo", já que trabalhava para aprovar projetos de lei municipal com a finalidade de "pagamento de precatórios".

As investigações apontam que partes dos valores pagos aos advogados das ações eram repassados aos investigados e vereadores envolvidos.

Ao todo, 14 medidas cautelares, sendo quatro prisões temporárias, seis mandados de busca e apreensão e quatro afastamentos cautelares da função pública foram cumpridos.

As buscas foram feitas nas residências dos investigados e na sede da Câmara de Vereadores do município.

Em nota, a Polícia Civil, por meio da DRACO, disse que "continuará trabalhando a fim de garantir a proteção ao patrimônio público e da nossa sociedade".



VEJA O COMUNICADO NA ÍNTREGRA

Sobre a Operação Arauto, desencadeada na manhã desta sexta-feira (27) pela Polícia Civil de Rondônia, a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná esclarece que trata-se de busca e apreensão de bens, já cumprida, e que teve ampla colaboração da Procuradoria do Departamento Legislativo da Casa de Leis.

Esclarece ainda que a origem da Operação está ligada a ação de pessoas que não tem ligação com esta Casa de Leis, tanto que as prisões preventivas são de pessoas sem vínculo com a Câmara Municipal.

A citação de nomes de vereadores pelos investigados, como está escancarado nos autos do processo judicial, “não pode, por si só e a grosso modo, ser interpretada como prova lícita” e em nenhum momento há citação por parte dos envolvidos que algum vereador seria beneficiado por dinheiro proveniente das ações, ora investigadas.

Por fim, a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná esclarece que continuará contribuindo com as autoridades e que mantém sua transparência ampla, repudiando toda e qualquer ação que vá contra os princípios constitucionais da República.

CÂMARA DE VEREADORES DE JI-PARANÁ
--
Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP)